Você está em:

Dia de Finados: milhares de fiéis participam de celebrações

Em Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, milhares de fiéis participam das celebrações do Dia de Finados nesta quarta-feira, dia 2 de novembro. Pela manhã, dom Edson Oriolo celebrou Missa no Cemitério do Bonfim, bairro Bonfim; e dom Joaquim Mol, celebrou a Eucaristia no Cemitério da Paz, bairro Caiçara. No Cemitério da Saudade, dom João Justino celebra a Missa das 17h.

No Cemitério do Bonfim, centenas de fiéis acompanharam a Missa das 8h, presidida por dom Edson Oriolo, que lembrou que a Igreja celebra a memória dos fiéis falecidos, desde o século 11. “Este é um momento para voltarmos nossos pensamentos e nossos corações para o alto, lembrando daqueles que fizeram parte da nossa vida, da nossa história. Um dia de oração e reflexão. O cristão batizado não nasce para morrer. Ele morre para ressuscitar como o próprio Cristo. Esta é a dinâmica da nossa fé que a Igreja celebra hoje, rezando pelos entes queridos, por aqueles que já estão na casa do Pai”.

     
     

Durante sua homilia, no Cemitério da Paz, dom Joaquim Mol falou sobre a importância de trazermos vivos na memória aqueles que passaram por nós, aqueles que amamos e que nos amou. Mas também aqueles que foram esquecidos, que ficaram sozinhos. ” Que o nosso coração seja dilatado para alcançar a todos na nossa fé em comunhão entre os vivos e mortos na assembleia do Senhor”. Também ressaltou que é necessário refletir sobre o aqui, que é este momento do breve no qual vivemos ontem como crianças e hoje como adultos e idosos. “A vida não é para ser desperdiçada, mas vivida na sua plenitude. É um jeito bom de proclamar a palavra que é o tema da nossa evangelização para os próximos anos. Tema escolhido na Assembleia do Povo de Deus. Devemos refletir também, em um segundo momento, sobre a travessia que aguarda todos nós, no qual a nossa boca se cala, o nosso corpo, a nossa mente, o coração se aquieta e não bate e tudo fica em silêncio. Até que venha o lá, onde cantamos o nosso louvor de gratidão a Deus. Que Deus nos ajude a alcançar seu reino”.                       

 
 

Em Belo Horizonte e região metropolitana, mais de 300 mil pessoas devem visitar os cemitérios neste final de semana.

Mensagem do arcebispo dom Walmor Olivera de Azevedo
Programação de Missas no cemitérios e nas paróquias

Imprensa:

TV Globo
Rede Minas
TV Horizonte
Rádio Itatiaia
Rádio CBN
Jornal Hoje em Dia