Você está em:

Dia da Padroeira de Minas Gerais: dom Walmor preside celebração no Santuário Nossa Senhora da Piedade

Os mineiros celebram o Dia da Padroeira do Estado de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade sempre no segundo domingo de setembro. Neste ano, a data é celebrada hoje, dia 10. Desde cedo, centenas de fiéis participam das celebrações deste dia especial no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Às 8h, o arcebispo dom Walmor presidiu Missa que foi transmitida para todo o Brasil por meio da TV Horizonte, Rede Minas e Rádio América.

Em sua homilia, dom Walmor destacou que é uma tarefa bonita levar, para o coração de todos, a mensagem de que Nossa Senhora da Piedade é a Mãe Padroeira dos Mineiros “Cada um que aqui vier, poderá ser impactado pela beleza deste lugar que nos transforma por meio da presença amorosa de Maria. E, neste ano, nossa Festa de Nossa Senhora da Piedade é ainda mais especial, pois celebramos o Ano Mariano e recordamos os 250 anos de peregrinações a este local sagrado. Ter Nossa Senhora da Piedade como padroeira é um grande dom”.

Nossa Senhora da Piedade é oficialmente a Padroeira de Minas Gerais desde o dia 31 de julho de 1960, conforme decreto do Papa São João 23. Porém, as peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade começaram há quase três séculos, a partir do relato de um milagre. Conta a tradição que uma jovem surda e muda passou a ouvir e a falar após testemunhar a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A partir do relato dessa jovem, a região começou a reunir muitos peregrinos. Assim, em 2017, serão celebrados os 250 anos de peregrinações ao território sagrado dedicado à padroeira de todos os mineiros.

Programação – 10 de setembro
Missas: 8h, 9h30, 11h, 15h e 17h
Procissão após a Missa de 11h
10h – Coral da Engenharia (Belo Horizonte)
14h – Coro de Câmara Surá (Costa Rica)
14h – Maestro Fidel Montes – Conpazz Ensamble (México)

 Informações: (31)3651-6335

VEJA TAMBÉM