Você está em:

Creche Menino Jesus prepara crianças para a vida

  

 

A creche da Paróquia Menino Jesus, no bairro Santo Antônio, realiza importante trabalho que beneficia em torno de 70 crianças a partir dos quatro meses aos quatro anos de idade.  Elas permanecem  na instituição em tempo integral, recebendo todo o cuidado necessário, o que dá aos pais tranquilidade para trabalhar, enquanto os filhos estão na escola. São quatro refeições diárias preparadas de acordo com critérios nutricionais específicos. A disciplina, o cuidado pessoal e um plano pedagógico cuidadosamente preparado fazem parte da proposta de oferecer formação integral nesses primeiros anos de vida, decisivos para o desenvolvimento humano.

 

A saúde psicológica e emocional dos pequenos recebe atenção especial.  Estudantes de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas atuam como estagiários de observação, informando a direção da creche sobre as crianças que, em algum momento, necessitam de atenção especial. Quando necessário, a faculdade oferece a oportunidade para a realização de terapias.

 

Já a parceria com o poder público garante recursos que ajudam na manutenção da creche. Mesmo assim, as famílias dos alunos e a comunidade precisam colaborar para garantir o padrão dos serviços oferecidos. A ideia é proporcionar a melhor qualidade de ensino possível. Assim, em sintonia com o projeto pedagógico elaborado por especialistas da Secretaria Municipal de Educação, a creche trabalha com projeto próprio. Este ano a ênfase são os brinquedos e brincadeiras. As crianças constroem brinquedos com sucatas e criam várias maneiras para se divertir, numa dinâmica em que vão se construindo e aprendendo.

 

Os cinco educadores da Creche Menino Jesus se valem da vivência dos alunos para otimizar a aprendizagem. Por exemplo: se uma criança de um ano de idade tem dificuldade para se alimentar, ou se um aluno viu uma borboleta e isso despertou sua curiosidade – como ocorreu com uma criança de três anos – esses temas passam ser assunto em sala de aula. Nessa fase começa o “letramento”, quando as crianças tem os  primeiros contatos com a escrita, período previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e no plano pedagógico da Instituição.

 

Trabalhar a criatividade é um desafio sempre superado com a ajuda da alegria e da diversão. As crianças fazem verdadeiras descobertas no parquinho e na brinquedoteca, espaço multiuso com brinquedos, livros de histórias, fantoches e fantasias.   

 

O lazer funciona também nos momentos de socialização, que incluem atividades com meninos e meninas de outra escola. Orientados pelo professor de Educação Física, alunos do Colégio São Paulo, com idades acima dos dez anos,  visitam a creche duas vezes ao mês. Eles participam do projeto Sorriso Solidário, levando sempre muita alegria e diversão. Às vezes vestem-se de palhaços, ou simplesmente brincam com os pequenos, aprendendo a se doar e a cuidar do próximo.

 

As comemorações, a exemplo da festa de Natal, Dia da Família e festa junina, são oportunidades de integração entre  os familiares, a escola e os alunos. Assim, os educadores buscam incentivar os pais a participarem mais intensamente da vida escolar dos filhos. Esse conceito é reforçado nas reuniões dos educadores com os pais. Eles relatam os reflexos, em casa, daquilo que as crianças aprendem na creche, e são informados sobre o desenvolvimento dos filhos.  Essa é a maior parceria da Creche Menino Jesus: contar com o apoio da família, a primeira e mais importante escola que se pode ter.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As pessoas que desejarem ajudar a creche podem colaborar por meio de depósito bancário:

 

Caixa Econômica Federal

Ação Social Menino Jesus

Agência:  1530

Conta: 101092-0

Tipo da conta:  003