Você está em:

Creche comunitária e comunidade atuam em parceria no cuidado com as crianças

A Creche Tesouro do Futuro, na Paróquia São Dimas, é exemplo do cuidado e do amor da Igreja pelas famílias, com especial atenção às crianças, o que gera o reconhecimento da comunidade ao trabalho realizado com seriedade e competência e a disposição para ajudar. Assim, os moradores do bairro Serrano não medem esforços para manter a instituição em pleno funcionamento, acolhendo crianças de três a cinco anos de idade, em tempo integral. A maioria delas é de filhos das pessoas que trabalham e moram no bairro.

Os alunos são recebidos às 7h, tomam o café da manhã, doado por uma padaria vizinha à Creche, e vão para as salas de aulas. O almoço é servido às 11h, seguido de um período descanso, do lanche – geralmente uma fruta – e jantar. A alimentação é doada pela paróquia, empresas da região e por moradores do bairro. Os pais contribuem também com uma quantia em dinheiro para ajudar a pagar os salários das funcionárias.

O espaço para o funcionamento da instituição é cedido pela Associação do Conjunto Celso Machado/Serrano, bairro onde funciona. A Paróquia São Dimas ajuda financeiramente a Creche, promove gincanas e Ação entre Amigos: todos os anos é realizada uma grande rifa no segundo semestre cujo objetivo é arrecadar fundos para o pagamento do 13º salário das funcionárias. São arrecadadas também doações por meio do carnê “Amigos da Creche”. As doações  são mensais e as pessoas conribuem mensalmente com a quantia desejada. Segundo a equipe da instituição, a creche conta com o apoio incondicional do pároco padre Flávio, tanto na melhoria das instalações como no acompanhamento do cotidiano das ações.

As Catequistas da paróquia realizam trabalhos voluntários na creche e a Pastoral Familiar realiza um bazar mensal no segundo sábado do mês. Os recursos obtidos com a venda de artigos doados pela comunidade, como roupas, sapatos e eletrodomésticos, são revertidos para a creche, além de ajudarem na realização das festividades tais como Festa Junina, Semana das Crianças, Natal.
 

Dentro  da proposta do projeto “Ouvir, contar, recontar e viajar no faz de conta” as crianças levam o livro que escolheram dentro de sacolas feitas para esse fim. Um jeito simples de aprenderem também a cuidar dos  livros

O projeto pedagógico global da instituição tem como tema “Cuidando e Respeitando os Tesouros do nosso Futuro” e permeia as iniciativas que envolvem as 48 crianças atendidas em três turmas, conforme a faixa etária. Dentro dessa proposta, são desenvolvidas todas as atividades da rotina tais como: rodas de conversa, músicas, brincadeiras, jogos, pinturas, expressão corporal, desenhos, dobraduras, histórias e demais ações, que buscam proporcionar experiências significativas e enriquecedoras. Nesse sentido está sendo desenvolvido o projeto “Ouvir, contar, recontar e viajar no faz de conta”. Na sexta-feira, as crianças levam para suas casas um livro e no fim de semana, com envolvimento da família, lêem, ouvem, contam, recontam a história e cuidam dele. Na segunda-feira, as crianças se reúnem na rodinha para recontar as estórias que escolheram. A atividade visa ao enriquecimento e desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação e  do gosto pela leitura, vivenciando sentimentos e descobertas.

Todos os dias, de alguma forma, a literatura está presente entre os pequenos estudantes. Os educadores trabalham a leitura em sala, ao pé da árvore e na biblioteca. A sala de multiuso é um espaço adaptado durante a semana, alternando-o para a biblioteca, brinquedoteca e videoteca. Todas as atividades têm como objetivo o desenvolvimento das crianças de forma integral ou seja, em suas dimensões afetivas, sociais, culturais e cognitivas.

No próximo mês, junto com a chegada da primavera, inicia-se o Projeto: “Plantando, cuidando e colhendo sabores e saberes”, as crianças poderão vivenciar o contato com a terra e com as plantas no dia a dia.  O trabalho começará  com uma horta. Com a ajuda de voluntários, além de plantar, os pequenos irão colher algumas hortaliças que serão destinadas ao almoço servido na Creche.

Trabalhar junto com a família é dos importantes objetivos da “Creche Tesouro do Futuro”. Para se aproximar dos pais e familiares das crianças, as educadoras realizam dias festivos, trabalhos em homenagem aos pais, e avós, ajudando na preservação dos valores tais como respeito e cuidado. Outra iniciativa é o “Encontrão de Pais”, quando  os pais  se reúnem para um bate papo sobre os desafios e as alegrias na missão de educar.

O objetivo é ajudar as famílias a proporcionarem uma educação de qualidade fundamentada nos valores éticos e morais, na necessidade de estabelecer limites, respeitar e cuidar – da criança, da família e do meio ambiente.

As educadoras se empenham com zelo na tarefa de planejar a prática pedagógica com diversas experiências educativas que favoreçam o desenvolvimento e ampliação das habilidades e capacidades de cada criança.

 

Assinatura gratuita- Para receber o Opinião e Notícias em seu e-mail, CLIQUE AQUI

 

No projeto “Ouvir, contar, recontar e viajar no faz de conta” as crianças levam livros para suas casas e depois recontam as estórias  na escola


 



As rodas de conversa, atividade musical, brincadeiras, jogos, pinturas, expressão corporal, desenhos, dobraduras, e demais ações buscam proporcionar experiências significativas e enriquecedoras

 

 

Encontrão de Pais”, quando  os pais  se reúnem para um bate papo sobre os desafios e as alegrias na missão de educar.