Você está em:

Convivium Emaús: espaço de espiritualidade, saúde e formação de jovens dedicados ao sacerdócio

A Arquidiocese de Belo Horizonte se dedica ao trabalho de formação de discípulos missionários. Apresenta o Convivium Emaús, que vai reunir importantes espaços para acolher os jovens dedicados ao sacerdócio, a serviço do Povo de Deus. Em sua estrutura, oferecerá cursos para os fiéis leigos, inclusive os mais jovens, contribuindo, assim, na preparação das pessoas que se dedicam às comunidades de fé da Arquidiocese.

O Convivium Emaús está sendo edificado com o apoio da Associação de Amigos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (AmiSacej). A Associação é uma rede de solidariedade que congrega familiares e amigos dos seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Além de ser a nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o Convivium Emaús, articula diferentes instâncias de formação e serviços da Arquidiocese de Belo Horizonte, como: Pastoral Presbiteral, Residência Cura D’Ars, Cúria da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, programas de formação missionária para uma Igreja toda ministerial, além da Comunidade Eclesial Ambiental. Será particular referência como centro de juventudes, local de eventos e promoções solidárias para sustentabilidade, incluindo gestos e programas concretos para o cuidado e benefício dos mais pobres.

O Convivium Emaús terá a Casa Santo Cura D’ars, destinada aos padres mais idosos, muitos em situação de necessidades especiais. O Convivium Emaús, com a Casa Santo Cura D’ars, promove, assim, a convivialidade da vida sacerdotal, com a alegria de vida familiar, fraterna e eclesial. Terá também um ambiente dedicado à formação de Ministros da Palavra para o serviço às comunidades de fé. O Espaço de Espiritualidade e Formação de Ministros da Palavra terá capacidade para receber 213 pessoas.

O Centro de Formação e Atividades da Juventude também integrará o Convivium Emaús. Terá espaços para cursos e outras atividades que partilham um objetivo comum: cultivar o compromisso missionário entre os jovens. Nesse sentido, o Convivium Emaús estará em sintonia com o Secretariado Arquidiocesano da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte (SAJ) e também com o Serviço de Animação Vocacional (SAV).

A nova sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) e residência do seu bispo referencial estará no Convivium Emaús. A Rense é uma das quatro regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, e se caracteriza por ser essencialmente urbana. Em sua área de abrangência, além do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, estão presentes outros seminários de diferentes dioceses, universidades e colégios católicos.

O Convivium Emaús irá oferecer importantes serviços para a comunidade. Entre eles, o Saúde sempre + Convivium Emaús busca contribuir para a promoção de uma vida mais saudável e oferecer acolhida fraterna aos muitos enfermos de nossas comunidades. Tem como princípio orientador a presença cristã, que se revela na total dedicação aos que precisam de ajuda. Os trabalhos, promovidos por qualificados especialistas na área da saúde, vão ajudar a diminuir o sofrimento de quem está doente. Buscam também enfrentar as enfermidades a partir do paradigma da prevenção.

O Convivium Emaús será força efetiva de propagação dos valores do Evangelho para o conjunto da Igreja Particular e para dela receber a irradiação de experiências e ações na tarefa missionária de Proclamar a Palavra.