Convivium Emaús: a Arquidiocese de BH terá um importante espaço eclesial dedicado à formação de discípulos missionários, religiosos e leigos

A Arquidiocese de Belo Horizonte, que faz um qualificado trabalho de formação de discípulos missionários, vai reunir importantes espaços para estudo que acolherão os jovens dedicados ao sacerdócio, a serviço do Povo de Deus. Trata-se do Convivium Emaús que, em sua estrutura, oferecerá cursos para os fiéis leigos, inclusive os mais jovens, contribuindo, assim, na preparação das pessoas que se dedicam às comunidades de fé da Arquidiocese. A construção está em fase adiantada e a previsão é de que, no segundo semestre deste ano, o Convivium Emaús receberá a primeira turma de seminaristas.

O Convivium Emaús está sendo edificado com o apoio da Associação de Amigos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (AmiSacej). A Associação é uma rede de solidariedade que congrega familiares e amigos dos seminaristas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Além de ser a nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o Convivium Emaús, entre seus muitos ambientes, terá a Casa Santo Cura D’ars, destinada aos padres mais idosos, muitos em situação de necessidades especiais. O Convivium Emaús, com a Casa Santo Cura D’ars, promove, assim, a convivialidade da vida sacerdotal, com a alegria de vida familiar, fraterna e eclesial.

O Convivium Emaús terá um ambiente dedicado à formação de Ministros da Palavra para o serviço às comunidades de fé. O Espaço de Espiritualidade e Formação de Ministros da Palavra terá capacidade para receber 213 pessoas.

O Centro de Formação e Atividades da Juventude também integrará o Convivium Emaús.  Terá espaços para cursos e outras atividades que partilham um objetivo comum: cultivar o compromisso missionário entre os jovens. Nesse sentido, o Convivium Emaús estará em sintonia com o Secretariado Arquidiocesano da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte (SAJ) e também com o Serviço de Animação Vocacional (SAV).

A nova sede da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) e residência do seu bispo referencial estará no Convivium Emaús. A Rense é uma das quatro regiões episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, e se caracteriza por ser essencialmente urbana. Em sua área de abrangência, além do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, estão presentes outros seminários de diferentes dioceses, universidades e colégios católicos.