Você está em:

Conselho Permanente da CNBB realizará sua 100ª reunião – 26 a 28 de novembro

O arcebispo dom Walmor preside a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 26 a 28 de novembro, em Brasília. Esta será a terceira reunião deste ano, a centésima em toda a história do Conselho Permanente (Consep). Além da presidência da CNBB, integram o Consep os bispos que presidem as comissões episcopais pastorais, representantes dos regionais e de organismos eclesiais da Igreja no Brasil.

Com foco na 58ª Assembleia Geral da CNBB, que irá ocorrer nos dias 22 de abril a 1º de maio de 2020, os membros do Conselho deverão debruçar-se nesta reunião sobre o tema central e a pauta deste que é o maior encontro eclesial realizado anualmente.

Ainda durante a reunião, os integrantes do Conselho Permanente farão a nomeação de novos assessores para as Comissões Episcopais Pastorais, entre elas a Comissão para a Juventude e a Comissão Bíblico-Catequética e demais Comissões Especiais.

Na programação também consta uma partilha dos regionais e comissões, bem como uma apresentação de um estudo sobre Espaço Litúrgico e uma conversa com os bispos que estiveram na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônia, ocorrida em outubro deste ano.

Espaço de construção da colegialidade entre os bispos na Igreja no Brasil, o Conselho Permanente é a instância, segundo o Estatuto Canônico e Regimento da CNBB, de orientação e acompanhamento da atuação da Conferência e dos organismos a ela vinculados.