Você está em:

Conselho Episcopal Pastoral: Eleições e Sínodo são temas de encontro

O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está se reunindo em Brasília. Na manhã de hoje, dia 24, foram levantadas questões sobre o Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 5 a 19 de outubro.

O Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, lembrou que este é o primeiro Sínodo do Papa Francisco e, até então, o único que se desdobra em duas etapas, sendo a primeira em outubro deste ano e a segunda em 2015. Dom Damasceno explicou que este Sínodo tem uma metodologia mais participativa e recordou que entre os convidados brasileiros está o casal de leigos, de São José dos Campos (SP),  Arturo e Hermelinda Zamperline.

Também hoje, pela manhã, os bispos do Consep fizeram uma reflexão sobre as eleições 2014. Lembraram a mensagem da CNBB aprovada pela Assembleia dos Bispos do Brasil, em maio, “Pensando o Brasil”, e conversaram sobre a situação política atual, a partir de uma apresentação feita pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Pedro Gontijo.

Serão ainda abordadas durante o Consep as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, que passam por um processo de avaliação e atualização, e a situação do Instituto Nacional de Pastoral, organismo vinculado à CNBB, diretamente ligado ao Secretariado Geral, que tem como função a reflexão e assessoria, que são levadas à cabo por meio de reuniões com teólogos, pastoralistas e outros especialistas, bem como seminários, promoção de pesquisas e publicações.

Fazem parte do Conselho Episcopal Pastoral a presidência da CNBB e os presidentes das doze comissões episcopais. Participam da reunião assessores das comissões e representantes das pastorais e organismos vinculados à CNBB.