Você está em:

Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade celebra 121 anos

Dentro da programação do Jubileu do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, será realizado um momento especial na próxima quarta-feira, 28 de agosto: a celebração dos 121 anos da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Ao longo do dia, serão vividos momentos de oração e, às 17h, as religiosas da Congregação renovarão seus votos.

A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade nasceu a partir do trabalho do monsenhor Domingos Evangelista (1843-1924). O sacerdote, natural de Caeté, desde a infância frequentava o Santuário da Padroeira de Minas e tornou-se grande devoto de Nossa Senhora da Piedade.

Em 1897, aos pés da Serra da Piedade, fundou o Asilo São Luiz, para acolher crianças pobres, filhas de escravos, libertadas pela lei do ventre livre. Alguns anos depois, jovens que cresceram no Asilo, inspiradas pelo trabalho desenvolvido pelo sacerdote, solicitaram-lhe que fundasse uma congregação religiosa para que elas pudessem auxiliar as crianças, jovens, enfermos e idosos, seguindo o exemplo de ternura da Mãe da Piedade.

Assim, em 1892, nasceu a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, que atualmente está presente em diversas partes do Brasil.

Programação das celebrações dos 121 anos da Congregação
Local: Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade

9h – Via-sacra
12h – Repique dos sinos e recitação do Angelus
15h – Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Ermida da Padroeira
17h – Ofício das Horas – Vésperas e renovação dos votos das Religiosas.