Você está em:

Comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte celebram o Dia Mundial dos Pobres – 17 de novembro

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte já iniciaram suas ações para o Dia Mundial dos Pobres – 17 de novembro. A data, criada pelo Papa Francisco em 2016, no Ano Santo da Misericórdia,  tem o objetivo de evangelizar, evidenciar e fomentar a cultura da solidariedade em prol das pessoas em situação de exclusão social.

Algumas paróquias já realizaram suas ações e outras atividades estão previstas para o mês de novembro. Confira: 

Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política 

Endereço: Serraria Souza Pinto –  Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro

Data: 19 de novembro

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política organiza uma série de atividades gratuitas, abertas ao público, destinadas principalmente as pessoas mais pobres, no Centro de Belo Horizonte. O evento contará com: atendimento jurídico e com psicólogos, serviços de saúde, distribuição de alimentos e várias outros que estão em processo de articulação.

Nossa Senhora da Consolação e Correia 

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2700 – Santo Agostinho

Data: 17 de novembro

No Dia Mundial dos Pobres, voluntários do Anjos da Noite (grupo formado por funcionários, familiares e pais de alunos do colégio Santo Agostinho), da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, se dedicarão a atividade para os mais necessitados. O objetivo é levar as pessoas em situação de rua para os espaços do colégio Santo Agostinho e da paróquia para oferecer-lhes entretenimento e serviços como orientação jurídica. Além disso, os voluntários oferecerão café da manhã, banho, espaço de beleza (corte de cabelo, barba, esmaltaria, maquiagem e barba), espaço cultural com apresentações de dança, música e contação de histórias, momentos de evangelização, entre outras atividades.

Santuário São Judas Tadeu

Endereço: R. Macaé, 629 – Graça, Belo Horizonte

17 de novembro

Visita Missionária do movimento AMOR (Pastoral do Povo de Rua do Santuário São Judas Tadeu) aos moradores de rua.

Ciclo de Palestras 

18 de novembro – Segunda-feira 

Horário: 19h30

Tema: O Social e o Político: O Papel do Cristão

19 de novembro – Terça-feira

Horário: 19h30

Tema: O Trabalho das Pastorais Sociais no Brasil

21 de novembro – Quinta-feira 

Horário: 19h30

Tema: Palestra sobre a Reforma da Previdência

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Endereço: Rua Hilário Ferreira de Freitas, 166, Centro – Ibirité

Data: 9 de novembro

O NAASP (Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial )  promoveu uma ação social que contou com diversas atividades: oficina de currículos; orientação e parceria com a defensoria pública; rodas de conversas (sobre mercado de trabalho e empreendedorismo e nutrição: uso consciente dos alimentos); outras atividades (almoço, lanche, corte de cabelo, varal solidário, música ao vivo, rua de lazer, apresentação cultural, momento espiritual – celebração da Palavra e celebração eucarística).

Paróquia Jesus Operário

Endereço: Rua Cinquenta e um, 551, Tropical – Contagem

Data: 26 de outubro

O NAASP promoveu uma ação social que contou com diversas atividades: oficinas (taekwondo – capoeira – horta suspensa – matemática – dança e artesanato); rodas de conversas (sobre o mundo do trabalho, sobre a família e sobre aula de música); outras atividades (resgate de brincadeiras lúdicas, aferimento de pressão e etc). O evento ocorreu por ocasião do ano missionário, bem como o olhar atento às famílias que moram no contexto de vilas e favelas.

Paróquia São Dimas

Endereço: Avenida Djalma Vieira Cristo, 1315 – Vale do Jatobá – BH

Data: 26 de outubro

O NAASP promoveu uma ação social que contou com diversas atividades: oficinas (linguagem; aulão de yoga; pintura facial e bordado); orientações (médica; nutricional; jurídica e escuta terapêutica); rodas de conversas sobre o câncer e a saúde vocal e outras atividades (massagem; corte de cabelo e brincadeiras para crianças).

Paróquias Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe

Endereço: Avenida A, 300, Trevo – Pampulha

Data: 29 de setembro

A iniciativa do NAASP, especialmente para os mais pobres, incluiu atividades recreativas, orientação jurídica, corte de cabelo, maquiagem, contação de histórias e pintura para crianças, oficinas de artesanatos diversos, aferição de pressão arterial, orientação sobre higiene bucal, bazar, entre outros serviços.

Paróquia Nossa Senhora das Mercês

Endereço: Avenida São Paulo, 3996, Vila do Rosário – Ibirité

Data: 29 de setembro

A Ação Social intuída pelo NAASP da paróquia foi um momento oportuno de aproximação às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social no bairro. O evento contou com uma celebração eucarística; orientação na área da saúde; momento cívico com o grupo de escoteiros; palestras na área da psicologia e área da saúde; oficina de pintura facial; distribuição de mudas frutíferas; corte de cabelo; oferta de algodão doce; almoço e lanche.

Paróquia São Francisco de Assis

Endereço: Praça dos Expedicionários, 60, Angola – Betim

Data: 28 de setembro

O grupo do NAASP proporcionou um encontro envolvendo as famílias que frequentam a paróquia e, na ocasião, ofereceram um prato de comida para o momento comunitário. O encontro estava em consonância com os 50 anos de evangelização da paróquia em Betim. O evento contou com a parceria da Pastoral de Rua das Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Judas Tadeu, ambas em Betim, e com o Fórum da População de Rua.

Paróquia Jesus Operário

Data: 24 de agosto

Na Paróquia Jesus Operário, o NAASP desenvolveu sua ação social em parceria com a Escola Municipal do Bairro Tropical em Contagem e proporcionou as seguintes atividades: roda de conversa sobre a inserção do jovem ao mercado de trabalho; oficinas de jogos e orientações sobre a Previdência Social; atendimento jurídico; orientação sobre a saúde bucal; vacinação contra sarampo; exposição e vendas de trabalhos artesanais feitos pelos pais dos alunos e apresentação do ballet do Projeto Pés-no-chão.

Convidamos as paróquias que partilhem suas ações para o Dia Mundial dos Pobres.  Preferencialmente, envie-as no formato word (não conseguimos publicar arquivos .pdf ou fotos) para o e-mail: imprensa@arquidiocesebh.org.br

Sobre o NAASP (Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial )

Os Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (NAASP)  nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte são idealizadas a partir da articulação do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese com as comunidades paroquiais. Nos Núcleos, voluntários de diferentes áreas dedicam-se ao próximo, oferecendo diferentes serviços às comunidades pobres.

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Ibirité