Você está em:

Começa nova etapa do restauro da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem


Nos próximos seis meses, o presbitério do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem será completamente restaurado. As obras começaram neste mês e contemplam a revitalização do altar, colunas, vitrais e sacrário.

O restauro do Santuário ocorre por etapas. O telhado já foi reformado. Duas capelas, que ficam no interior do templo, também foram revitalizadas, momento em que a equipe técnica envolvida nas obras descobriu a cor original da Igreja. A imagem da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem, do século 18, foi completamente restaurada.

As obras de restauro são realizadas a partir de doações. Após a recuperação do presbitério, os trabalhos vão se concentrar no interior da nave do Santuário, local onde ficam os fiéis. Todos os trabalhos buscam resgatar as características originais do templo.

No século 18, para receber essa imagem, foi construída a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao redor dessa capela, formou-se o Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. Com o crescimento do povoado e da devoção, foi edificada uma igreja maior, posteriormente demolida para a construção de Belo Horizonte – primeira cidade planejada do país. O atual templo foi concluído em 1923 e está onde, no passado, a primeira Igreja foi erguida, o marco zero de Belo Horizonte.