Você está em:

Coleta Missionária – um gesto concreto de solidariedade

Durante o mês de outubro, a Igreja de todo o mundo celebra o Mês das Missões, neste ano, com o tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”.  Na Arquidiocese de Belo Horizonte,  as paróquias e comunidades de fé realizam encontros e visitas missionárias. Oportunidade para evangelizar, vivenciar os ensinamentos do Mestre e levar uma mensagem de esperança para as famílias.

No Mês das Missões são intensificadas as iniciativas de formação, animação e cooperação em benefício da Missão Universal. Todos são convidados a participar da coleta para o Fundo Universal de Solidariedade Missionária. A coleta também tem a finalidade de cultivar nos fiéis a consciência missionária e levá-los para uma participação mais concreta na ação solidária da Igreja, com a oração e a oferta pessoal pelas missões. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, a coleta será realizada durante as celebrações dos dias 22 e 23 de outubro em todas as paróquias.

Matéria da Campanha Missionária
O material de Campanha elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias já está sendo distribuído para as paróquias. É constituído do livro da novena do Mês Missionário, Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, CD com programa para cada dia da novena, marca página e o envelope para a doação às missões. Foram também  elaboradas para a Campanha Missionária as orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro, que foram inseridas em alguns Folhetos Litúrgicos. Além disso, se encontram disponíveis em PDF para baixar aqui e serem projetadas por meio de aparelho multimídia.

O tema da Campanha Missionária
“Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta. Em sua Encíclica Laudato si’, o Papa Francisco adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66). E lança uma pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS 160). Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja. Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas.

Oração do Mês Missionário 2016
Pai de misericórdia, que criaste o mundo
e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que,
como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.