Você está em:

Coleta é obra de generosidade

Irmãos, agora damos a conhecer a vocês a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. Em meio às muitas tribulações que puseram à prova essas igrejas, a grande alegria e a extrema pobreza delas transbordaram em riquezas de generosidade. Eu sou testemunha de que eles, conforme seus meios e até além de seus meios, com toda a espontaneidade e com muita insistência, nos rogaram a graça de tomarem por parte nesse serviço em favor dos cristãos. É um texto eloqüente. Havia fome na Judéia e em Jerusalém.
 
Os cristãos pobres da Macedônia não fizeram discursos bonitos sobre a fome de seus coirmãos. Reuniram suas economias e doaram aos outros irmãos que tinham menos que eles. Assim às comunidades cristãs do Brasil deveriam fazer.
 
A consciência de partilha é uma grande dádiva entre os pobres. Os pobres sempre têm o que repartir
Todo cristão é responsável pela situação sócio econômica do país. A consciência de partilha é uma grande dádiva entre os pobres. Os pobres sempre têm o que repartir…
 
A coleta é diferente do dízimo. O dízimo é o que fazemos todos os meses; a coleta, no entanto, deverá ser sempre esporádica e em casos muito específicos, como em tempos de grandes fomes, cataclismos, desastres, chuvas etc.
 
No entanto o que vemos? Uma grande confusão. Vamos à missa e chega o momento da coleta. Observe os ofertantes. Em geral levamos para a oferta um quase nada, não é mesmo? O que você oferta, por exemplo?
 
Mas é tudo que posso ofertar responde o fiel. Será que é tudo? Não seria uma grande mentira dizer que aquilo que você leva para o altar do Senhor é tudo? Será que você não estaria se enganando e querendo doar um restinho que sobrou da compra do fim de semana, os miúdos da compra da padaria?
 
Não estaria faltando alegria de doação nas suas ofertas? Deus pode abençoar o seu resto, seu rancor, seu medo de doar pensando que vai lhe faltar no dia seguinte? Pense nisso, melhor!
 
Pe. Jerônimo Gasques 
Autor do Livro As Sete Chaves do Dízimo
Pároco da Paróquia São José-Presidente Prudente (SP)