Você está em:

“Chamados a uma grande missão” é tema da 34ª Assembleia do SAV Leste 2

 

“A identidade, perfil e missão do animador vocacional”. Este foi o tema da 34ª Assembleia Anual da Pastoral Vocacional-Serviço de Animação Vocacional do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizada de 15 a 17 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O encontro contou com a presença do assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios e Vida Consagrada da CNBB e também secretário da Comissão Especial para os Bispos Eméritos, padre Valdecir Ferreira, e reuniu 76 participantes de 22 (arqui)dioceses do Regional Leste 2.

O assessor destacou a necessidade de aprofundar a identidade, o perfil e a missão dos animadores vocacionais. “O despertar, o discernir, o acompanhar, o perseverar das vocações dependem, em parte, do animador vocacional, na medida em que ele se identifique com o serviço a que foi chamado, tenha o perfil humano e espiritual adequado, e seja capaz de dar testemunho eloquente de amor a Jesus Cristo, à Igreja e ao povo, com generosidade,  despojamento e alegria”.  

 

Deus nos atrai para
que estejamos
com Ele, e nos acompanhando, nos envia (Vai!)

O animador vocacional, segundo padre Valdecir, deve ser  alguém cheio de fé, amor, ciências humanas e espírito apostólico, que vive sua vocação em plenitude. “O espelho do animador é Jesus Cristo que o introduz nas dimensões mais profundas da vida e o chama a reencontrar as próprias raízes e as próprias opções”, afirma o sacerdote.
 
O secretário da Comissão Especial para os Bispos Eméritos  observa que conhecendo a si mesmo, o animador vocacional poderá vislumbrar sua missão. Neste aspecto, padre Valdecir enfatiza: “o DNA da vocação é a missão” e constata que no ato de chamar, Deus já envia.  “Ao nos chamar (Vem!), Deus nos atrai para que estejamos com Ele, e nos acompanhando, nos envia (Vai!) para que Ele esteja conosco”, explica.

De acordo com o coordenador da PV-SAV do Regional Leste 2, padre Eliseu Gomes, “a assembleia foi um forte momento não só de formação, mas sobretudo, de reavivamento do nosso chamado e da nossa missão, dando-nos mais coragem, ânimo e ousadia no trabalho em prol das vocações”.  Padre Eliseu falou ainda  da realização do Simpósio Vocacional que será realizado no ano que vem, no período de 16 a 18 de maio, em Belo Horizonte com o tema: “Vocações diversas para uma grande missão” e o lema: “Ide e anunciai”.