Celebração reúne população de rua e movimento dos sem-casa

Representantes do movimento dos sem-casa e da população em situação de rua participaram de Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Imaculada Conceição. A Missa, celebrada neste sábado, 15 de dezembro, marcou o aniversário de 18 anos do Centro de Apoio aos Sem-Casa da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em sua homilia, dom João Justino lembrou que Cristo “nasceu e morreu fora da cidade”. Assim, conforme ensina o bispo, Jesus se assemelha aos que hoje reivindicam o direito à moradia digna. O bispo pediu para que todos sejam perseverantes na busca pela casa própria e que se fortaleçam na fé. Fazendo referência à Profecia do Livro de Sofonias (3,14-18a), o bispo ressaltou que, segundo ensina a fé cristã, “Deus está no meio de nós”.
Antes da bênção final, os fiéis homenagearam Santa Efigênia, padroeira dos sem-casa.

O Centro de Apoio aos Sem-Casa da Arquidiocese de Belo Horizonte foi instituído em 1993, a partir da Campanha da Fraternidade daquele ano. O tema da Campanha era “Onde moras?”. O objetivo do Centro é assessorar e organizar os sem-casa em núcleos de mobilização pela moradia digna. Também busca fortalecer a vivência da espiritualidade nessa parcela da população.

Confraternização da Pastoral da Rua

Também no sábado, foi realizada no Santuário a confraternização da Pastoral de Rua, que integra o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Moradores em situação de rua e seus familiares estiveram reunidos para um almoço, que contou com sorteio de brindes e apresentações musicais.

Veja algumas fotos desses momentos especiais