Você está em:

As CEB’s e os desafios de ser Igreja no mundo urbano

 

Destacamos nesta semana uma reflexão sobre o seminário dos assessores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) dos estados que compõem o regional Leste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Reunidos nos dias 17 a 19 de março, em Belo Horizonte,  refletiram sobre o tema As CEBs e os desafios de ser Igreja no mundo urbano.

O texto publicado no blog do Observatório da Evangelização é do padre José Geraldo de Sousa, assessor das CEBs da Arquidiocese de Belo Horizonte. Nele, o autor mostra que o encontro apontou novos horizontes e desafios para que as CEB’s possam atuar, também, nos ambientes urbanos.

O seminário contou com a assessoria do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e teve também uma conferência do Secretário Executivo do Observatório da Evangelização, Edward Guimarães.

Segundo o padre José Geraldo, “a metodologia do encontro partiu da partilha de experiências e, de modo especial, da exortação do Papa Francisco, no documento Evangelii Gaudium e apontou pistas para a concretização de uma Igreja em saída, aquela que vai ao encontro das pessoas, sobretudo nas periferias existenciais humanas. Para isso, importa ser presença lá onde as pessoas estão, ir ao encontro delas.”

Leia a matéria completa, aqui >>>.