Catequese do Papa Francisco: “Segurança material não conduz à salvação”

O Papa Francisco, em catequese sobre a esperança, desenvolveu sua reflexão a partir de dois questionamentos: Quando a esperança entrou no mundo? E como Deus nos doou a esperança na vida eterna? Em seguida, o Santo Padre responde a essas perguntas: a esperança é Cristo visível. E explica que quando se fala de esperança, quase sempre pensamos em algo que não é visível, pois o que esperamos vai além de nossas forças e perspectivas. Mas o Natal de Cristo, conforme ensina Francisco, nos fala de uma esperança diferente: visível e compreensível, porque se fundamenta em Deus. “Ele entra no mundo e nos doa a força de caminhar com Ele, em Jesus, rumo à plenitude da vida. Para o cristão, esperar significa a certeza de estar em caminho com Cristo rumo ao Pai, que nos aguarda. Esta esperança, trazida pelo Menino Jesus, oferece uma meta, um destino bom para o presente: a salvação da humanidade e as bem-aventuranças a quem se entrega a Deus misericordioso. Como resume São Paulo, ‘Na esperança fomos salvos’”.

O Santo Padre faz um convite para que cada pessoa se faça o seguinte questionamento: “Eu caminho na esperança ou a minha vida inteira é parada, fechada? Meu coração está numa gaveta fechada, ou aberta à esperança que me faz caminhar com Jesus?” Também pediu para que todos busquem aprender o que ensina o presépio, a começar pelo cenário: “Pequena aldeia da Judeia, Belém não é uma capital e por isso foi preferida pela providência divina, que ama agir através dos pequenos e humildes. Jesus nasce no lugar onde a esperança de Deus e a do homem se encontram.”

Depois, Francisco convidou a olharmos para Maria, Mãe da esperança, que com o seu ‘sim’ abriu a Deus a porta do nosso mundo. Escolhida por Deus, acreditou em sua Palavra. A seu lado, José, que também acreditou na palavra do anjo. Aquele Menino nascido na manjedoura vinha do Espírito Santo. Em Jesus, estava a esperança para todos os homens, porque mediante aquele filho, Deus salvaria a humanidade da morte e do pecado.
“Por isso – acrescenta o Papa, improvisando – é importante olhar o presépio. Parar um pouco e olhar. E ver quanta esperança existe nessas pessoas”.

No presépio, ressalta o Papa, estão os pastores, representando os humildes e os pobres, que naquele Menino veem a realização das promessas e esperam a salvação de Deus, finalmente, para cada um deles. “Quem confia nas próprias seguranças, principalmente materiais, não aguarda a salvação de Deus. Os pequenos esperam Nele e se alegram quando reconhecem naquele Menino o sinal indicado pelos anjos”.

Precisamente o coro dos anjos – completou o Papa – anuncia, do alto, o grande desígnio que aquele Menino realiza: ‘Glória a Deus no alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados’. A esperança cristã se expressa no louvor e no agradecimento a Deus, que inaugurou seu Reino de amor, justiça e paz. Assim, o Pontífice concluiu sua catequese: “Cada ‘sim’ a Jesus que vem é uma semente de esperança. Bom Natal de esperança a todos!”.