Você está em:

Cardeal Peter Turkson apresenta livro durante o CMUC

O presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidiu conferência durante o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), na manhã desta sexta-feira. O cardeal apresentou o documento do Pontifício Conselho para a Justiça e Paz do Vaticano, de título “A vocação do líder empresarial: uma reflexão”. Inspirado na Encíclica do Papa Bento XVI “Caritas in Veritate”, o livro é direcionado aos homens e mulheres de negócios e oferece orientações para que conduzam as empresas a serviço do bem comum, com ética e responsabilidade social.

Dirigindo-se especialmente aos empresários, o cardeal Peter Turkson lembrou que “toda atividade humana deve ser ligada a Deus”. Assim, o cardeal argumenta que o mundo dos negócios deve contribuir para a continuação do trabalho de Deus na criação. O presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz disse que o caminho para superar a redução dos negócios à lógica do dinheiro é perceber as características pessoais que formam um líder, os recursos naturais e a vida como dons de Deus, de toda a humanidade. A partir dessa compreensão, tudo deve ser utilizado para o bem de todos. Conforme o cardeal Peter Turkson, o líder empresarial deve perceber suas aptidões como vocação para ser “coautor da obra de Deus”.

Ao concluir sua apresentação, o presidente do Conselho Pontifício para a Justiça e a Paz pediu aos empreendedores que superem a divisão entre fé e os negócios. “Procurem se unir a pessoas empenhadas em transformar o mundo”, convocou.

A conferência do cardeal Peter Turkson contou com o apoio da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG).