Você está em:

Campanha da Fraternidade Ecumênica: fiéis participam da abertura na Arquidiocese de Belo Horizonte

Um momento especial de comunhão marcou a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 na Arquidiocese de Belo Horizonte. Os fiéis se reuniram neste sábado, dia 13 de fevereiro, na Associação dos Moradores do Bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte.

Este ano a Campanha discute a situação do saneamento básico em todo o país. Com tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), a Campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

A escolha do local para a realização do evento de abertura, segundo o arcebispo dom Walmor, foi oportuna para chamar atenção para a realidade social: “Nós escolhemos realizar este momento no bairro Ribeiro de Abreu para mostrar a realidade que nos desafia neste e em tantos outros lugares. Aqui, ao lado do Córrego do Onça, podemos mostrar como nós temos degradado a obra da criação. Devemos agir de modo adequado. Tem jeito, só precisamos de vontade política, sentido de cidadania e coragem profética para fazer isso”.

Com o intuito de promover a reflexão sobre o tema da Campanha, pastorais e movimentos sociais apresentaram para a comunidade importantes trabalhos e ações em favor do meio ambiente.

Dom Walmor, os bispo auxiliares dom Luiz Gonzaga Fechio e dom Edson Oriolo, a pastora Aneli Schwarz, presidente do Conic em Minas Gerais e outros representantes de Igrejas Cristãs conduziram uma Celebração Ecumênica, uma demonstração especial de fé e união.

Durante a Celebração, a comunidade foi convidada a cuidar de nossa “Casa Comum”. Segundo dom Walmor, “quando conseguimos olhar o mundo com os olhos de Deus, conseguimos entender que tudo o que está acontecendo com o planeta é nossa responsabilidade e devemos agir, à luz da nossa fé. Temos um longo caminho a percorrer, todos os cristãos devem se comprometer com um mundo melhor, mais justo, mais fraterno e solidário. Precisamos, como discípulos de Cristo, sensibilizar todas as pessoas, mas principalmente os governantes e os formadores de opinião, para que compreendam a necessidade de promoção da vida”.

A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. A primeira, foi em 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Conic
O Conic é o Conselho Ecumênico formado pelas Igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Leia aqui o artigo do arcebispo dom Walmor sobre a Campanha da Fraternidade 2016.

Imprensa:
TV Globo
TV Canção Nova
TV Horizonte
Rádio CBN
Jornal O Tempo