Você está em:

Caminho Religioso da Estrada Real recebe a primeira placa de sinalização

A primeira placa de sinalização do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) foi apresentada durante solenidade no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, nessa quinta-feira.  Até abril de 2014, serão instalados 1.771 totens de sinalização para indicar o caminho a ser seguido pelos peregrinos. O  evento de apresentação da primeira placa contou com as presenças do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus, e dos prefeitos dos municípios integrantes do Crer. Durante a solenidade, foram assinados convênios com as prefeituras para formalizar parcerias visando à estruturação física do trajeto. 

 

Inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, o Crer está sendo formulado a partir de um levantamento sobre a intensidade do turismo religioso no país e nos atrativos de Minas Gerais. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apontam que 10,3 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé.

 

O Caminho Religioso da Estrada Real abrange 86 municípios, sendo 37 localidades na Rota Principal e 49 localidades na área de influência do projeto, possuindo aproximadamente 1.033 quilômetros. Os turistas poderão percorrer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para proporcionar a maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Serão, também, disponibilizados mapas e guias. Os romeiros poderão retirar passaportes de realização do percurso para preencher com carimbos conseguidos ao longo do trajeto, a fim de gerarem um certificado de conclusão da Rota Religiosa conforme o número de carimbos obtidos. Os passaportes estarão disponíveis nas paróquias dos municípios que fazem parte do Crer.

Os totens de sinalização, além de indicar os caminhos, ajudarão também a identificar a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes.