Você está em:

Bispos participam do IV Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu abertura oficial do IV Fórum das Instituições de Ensino Superior Católicas na PUC Minas – Coração Eucarístico.

O evento, com o tema Fraternidade e Juventude Universitária, é organizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e será realizado de 20 a 22 de março. 

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães esteve presente e recebeu os reitores de todo o Brasil para o encontro. “O evento é uma grande oportunidade para a troca de experiências, além da busca de novos sentidos para os desafios relacionados à educação no país”, disse dom Joaquim Mol.

Compuseram a mesa o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e grão-chanceler da PUC Minas, o bispo auxiliar e reitor dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o diretor-presidente da ANEC, padre José Marinoni e o presidente da Câmara de Ensino Superior da ANEC, professor Wolmir Therezio Amado.

Durante a abertura do Fórum, Dom Walmor destacou a missão das Universidades Católicas e de seus reitores junto à sociedade: “Esse é o momento para diálogos e decisões importantes no compromisso com a sociedade. A presença das Universidades com o serviço da cultura, do conhecimento, com o trabalho incansável de levarmos adiante o que nasce do coração da Igreja para a Universidade Católica. Somos instrumentos para o anúncio do Evangelho, um caminho de diálogo com a sociedade”, disse dom Walmor.

O Arcebispo ressaltou ainda o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), que será realizado na PUC Minas, de 18 a 21 de julho: “É com grande alegria e responsabilidade que teremos o CMUC. Oportunidade de encontrar caminhos para reafirmar a importância da Educação Católica. Vamos renovar o convite ao Papa Francisco para que ele venha ao CMUC”, enfatizou o Arcebispo.

No dia 21, quinta-feira, às 9h, com o mesmo tema central do Fórum, Fraternidade e Juventude Universitária, dom Joaquim Mol proferirá conferência.

Participam do Fórum membros da administração superior de universidades e centros universitários católicos. Estão previstos debates, discussões, estudos de casos e momentos de espiritualidade.