Você está em:

Bispos da Arquidiocese de BH participam da Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB

À luz dos documentos eclesiais Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum e Misericordiae Vultus, a Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB refletiu sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019). 
 
Em torno do tema central “Por uma Igreja sempre Missionaria”, Arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, leigos e leigas das (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo estiveram reunidos de 3 a 5 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).  A assessoria para as reflexões sobre a proposta prinicipal da Assembleia ficou a cargo do religioso e membro da Congregação dos Irmãos (Fráteres), frater Henrique Cristiano José Matos.

Também foi apresentada aos participantes da Assembleia uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos nacionais e mundiais com enfoque nas questões políticas, sociais e ambientais. A apresentação ficou a cargo do frei Oton da Silva Araújo Júnior, ofm E.  Os participantes tiveram ainda um momento de partilha com a participação de arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que destacou pontos importantes da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizado nos dias 4 a 25 de outubro, em Roma.

A programação da quarta-feira, 4, foi marcada pelos estudos sobre as urgências pastorais do Regional Leste 2 para o quadriênio 2015-2019. Após momentos de partilhas entre as províncias eclesiásticas, foram definidas três urgências que serão trabalhadas para fortalecer a identidade do Regional: Igreja Comunidade de Comunidades em missão, Iniciação à vida cristã na comunidade e Cuidado com a Casa Comum. Além de definir as urgências pastorais para o quadriênio, a Assembleia possibilitou a elaboração de propostas e perspectivas de ação para operacionalização dos caminhos a serem percorridos. O texto sobre as urgências pastorais do Regional Leste 2 para o quadriênio 2015-2019 será elaborado pela equipe de redação e apresentado posteriormente.

 
 

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor (ao centro), com os bispos auxiliares dom João Justino, dom Édson Oriolo, dom Luiz Gonzaga e dom Joaquim Mol (da esq. p/ dir.), participam da Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB