Você está em:

Dom Otacílio inicia seu ministério na Arquidiocese de BH

Muitos padres, religiosos e fiéis leigos estiveram na manhã deste sábado, dia 8 de abril, na Paróquia São Gonçalo (Contagem) , para a Celebração Eucarística que marcou o início do ministério episcopal de dom Otacílio Ferreira de Lacerda na Arquidiocese de Belo Horizonte. A Missa foi celebrada pelo arcebispo dom Walmor, concelebrada pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese, principalmente por sacerdotes da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), onde dom Otacílio será bispo referencial.

 

Muitos fiéis participaram da Missa, na Igreja São Gonçalo

Dom Walmor, durante a homilia, sublinhou que a Missa é oportunidade para cada pessoa colocar o próprio coração em sintonia com o coração de Deus, em preparação para a Semana Maior, a Semana Santa. “Momento para também receber dom Otacílio e rezar por seu ministério, para que seu caminho seja fecundo, particularmente na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida”, disse o Arcebispo.
Para dom Walmor, Deus está presenteando dom Otacílio com a oportunidade de conhecer mais Minas Geras e, assim, tornar-se cada vez mais mineiro. O bispo auxiliar, embora tenha nascido em Minas, mudou-se ainda pequeno para São Paulo e exerceu seu ministério sacerdotal na Diocese de Guarulhos. O Arcebispo ainda ressaltou o que caracteriza a experiência missionária vivida por todos que consagram a vida a Jesus: “É ter coragem para ir ao encontro de todos – dos distantes, dos diferentes e até dos que se opõem ao Evangelho”.

 

Padre Jerzy, vigário da Rensa, disse que todos vão seguir juntos, de mãos dadas, trabalhando pelo Reino de Deus

Ao final da Celebração, dom Otacílio apresentou três palavras que definem esse momento de mudança em sua vida: gratidão, súplica e compromisso. “Agradeço a Deus por ter nascido em Minas Gerais e por poder voltar à terra tão querida, gratidão à Diocese de Guarulhos por tudo, a dom Walmor, aos bispos, padres e religiosos pela acolhida”. Sobre a segunda palavra – súplica -, dom Otacílio disse ter certeza de que o Povo de Deus de Guarulhos eleva súplicas a Deus por seu ministério. “Peço que rezem para que eu corresponda ao compromisso que o Papa Francisco me confiou”. “Compromisso”, a terceira palavra destacada pelo bispo auxiliar, relaciona-se à vivência de seu lema episcopal, inspirado na Carta aos Filipenses – “Para mim, viver é Cristo”. Dom Otacílio disse que esse compromisso significa dedicar o coração exclusivamente a Cristo. “É uma alegria estar aqui, matriculado na Arquidiocese de Belo Horizonte, escola do Evangelho”.
O vigário da Rensa, padre Jerzy Wydrych, também fez referência ao lema episcopal de dom Otacílio. “Nós – padres, religiosos, fiéis – pedimos a Deus para que possamos também nos inspirar nesse lema. De mãos dadas, seguindo a vontade de Deus, vamos juntos construir seu Reino”.