Você está em:

Belo Horizonte sedia Congresso Missionário de Seminaristas

O 2º Congresso Missionário de Seminaristas, com o tema “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, será realizado de 9 a 12 de julho de 2015, na PUC Minas, em Belo Horizonte. O evento é uma iniciativa das Comissões Episcopais para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Conselhos Missionários de Seminaristas, Conselho Missionário do regional Leste 2 da CNBB, arquidiocese de Belo Horizonte.

No último dia 11, a equipe responsável pela organização do evento reuniu-se no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, da arquidiocese de Belo Horizonte.  Os organizadores estimam a participação de 400 pessoas no evento, entre seminaristas e convidados de todo o Brasil. “Esperamos o evento com muita expectativa e alegria, no sentido de fazer valer o que a Igreja vem nos pedindo, inclusive o Santo Padre, papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, missionária, comprometida com o povo de Deus”, disse o bispo de Guaxupé (MG) e referencial do Comire do Leste 2 da CNBB, dom José Lanza.

Durante o Congresso, que terá como lema “Ide, sem medo, para servir”, os participantes irão refletir sobre o modelo de formação dos futuros presbíteros diante da missão da Igreja. O evento também será uma oportunidade para articular os conselhos missionários de seminaristas. Haverá ainda momentos de formação e vivência de experiências missionárias, bem como conferências, grupos de trabalhos, testemunhos e celebrações.

Na ocasião, famílias de cinco paróquias próximas à PUC Minas irão acolher os participantes do Congresso. Ao final do evento, os seminaristas seguirão em peregrinação até o Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade.