Você está em:

Catequese do Batismo e da Crisma a partir dos meios de comunicação começa no dia 9 de maio

O Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético (Sabic) e a Rede Catedral de Comunicação Católica iniciam no sábado, 9 de maio,  a transmissão de uma série de programas que oferecerá formação catequética para os fiéis, especialmente para os que se preparam para os sacramentos do Batismo e da Crisma. Com o objetivo de orientar as comunidades de fé sobre como será essa nova forma de catequese, preparada para o atual momento de isolamento social, o Sabic e a Rede Catedral apresentaram um breve documento, que detalha o tema de cada encontro e a metodologia a ser adotada. No fim deste texto, apresentamos a íntegra do texto.

Todos são convidados a acompanhar os programas, cuidadosamente preparados pelo Secretariado Bíblico-Catequético da Arquidiocese de Belo Horizonte, que serão apresentados todos os sábados, a partir do dia 9. O momento de formação, mais que simplesmente preparar os fiéis para receberem os sacramentos, buscará contribuir para que todos amadureçam na missão de evangelizar e possam vivenciar os ensinamentos de Jesus no dia a dia, seja no lar, no trabalho ou em outros ambientes da sociedade. São dois horários de transmissão na TV e na Rádio:

Rádio América

14h – Catequese do Batismo
14h30 – Catequese da Crisma

TV Horizonte

17h – Catequese do Batismo
17h30 – Catequese da Crisma

Com os programas, a TV Horizonte e o Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético oferecem importante contribuição para a formação dos fiéis, neste tempo de isolamento social para enfrentar a pandemia da covid-19. Durante o isolamento, os fiéis não podem se congregar nas igrejas. Porém, com a ajuda dos meios de comunicação, amadurecem na vivência da fé a partir de seus lares.

A TV Horizonte pode ser sintonizada pelo canal 30 (sinal aberto e gratuito). Sua programação também é transmitida  pela internet: aplicativo, redes sociais (clique aqui)

 

Orientações do Sabic sobre a catequese a partir dos meios de comunicação

Catequese de Crisma e do Batismo
na TV Horizonte e Rádio América

 

O Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético e a Rede Catedral (Rádio América e TV Horizonte) elaboraram, em tempos de isolamento social, quando não é possível termos encontros catequéticos presenciais, encontros no formato de áudios e vídeos para os crismandos e também pais e padrinhos da catequese batismal.

Os encontros foram preparados por catequistas muito experientes e gravados nos estúdios da TV Horizonte e da Rádio América.

Os vídeos com os encontros ficarão disponíveis também no canal do YouTube da TV Horizonte.

Sobre a Catequese de Crisma:

  1. Serão exibidos 12 encontros, sempre aos sábados, às 17h30 na TV Horizonte e às 14h30 na Rádio América.
  2. Os crismandos, que iniciaram a preparação para o Sacramento da Crisma, poderão continuar sua formação a partir da Rádio América, TV Horizonte ou YouTube.
  3. O catequista de crisma, após a exibição do encontro na Rede Catedral, poderá organizar conversas via whatsapp ou outra rede social, com o seu grupo de crismandos, sobre o tema apresentado naquela semana.
  4. Os crismandos deverão assistir atentamente aos vídeos, anotar dúvidas, realizar as leituras bíblicas propostas e partilhar com o catequista.
  5. Ao retornar os encontros presenciais, quando for possível (provável que seja a partir de agosto), o catequista realizará encontros com os crismandos para partilhar sobre os conteúdos dos vídeos que assistiram. Também para aprofundar dúvidas que tenham surgido.
  6. As Diretrizes da Catequese de nossa Arquidiocese orienta que a catequese da Crisma deverá ter no mínimo 30 encontros. Então, após a quarentena, os catequistas deverão dar sequência com os temas que não foram detalhados nos 12 encontros oferecidos pela Rede Catedral.
  7. Os temas dos 12 encontros serão os seguintes:
  • Morte e ressurreição de Jesus
  • Jesus e o Reino de Deus
  • Seguir Jesus hoje: ser livre
  • Seguir Jesus hoje: amar sem limites
  • O Espírito Santo: a ação de Jesus na vida humana
  • Igreja, comunidade continuadora da missão de Jesus
  • Sacramentos, sinais da graça de Deus na vida humana
  • O sacramento do batismo
  • O Sacramento da Crisma
  • Eucaristia: raiz e centro da vida cristã
  • O perdão é sagrado: a volta a Deus e à comunidade
  • Ser crismado: fé na vida, fé no homem, fé no que virá…

 

 

Sobre a Catequese do Batismo

  1. Serão exibidos nove encontros na Rede Catedral para a catequese com pais que já tiveram ou terão filhos nos próximos meses e irão batizar a criança na sua comunidade paroquial, quando for possível, após a quarentena.
  2. Os encontros serão exibidos sempre aos sábados, às 17h, na TV Horizonte, e às 14h, na Rádio América.
  3. Os padrinhos (se já escolhidos) também deverão assistir.
  4. Se os pais já fizeram sua inscrição para a catequese do Batismo na paróquia, os catequistas deverão entrar em contato, pedir para assistirem os encontros, anotar dúvidas.
  5. Quando possível, os catequistas de Batismo poderão agendar (uma vez por semana, por exemplo), encontros virtuais (pelas redes sociais) para partilhas sobre o conteúdo das aulas com a catequese da semana.
  6. Outra possibilidade é fazer uma ligação de vídeo para os pais e conversar brevemente sobre o tema do encontro da semana exibido na Rede Catedral. Além disso, acompanhar o crescimento da criança neste período, destacando que sua vida é dom para a família, para a comunidade e para o mundo.
  7. Após a quarentena, quando for possível realizar o batizado, os catequistas deverão agendar um encontro, com pais e padrinhos, partilhar sobre o que aprenderam e esclarecer dúvidas. Acentuar sobretudo o que for necessário sobre a celebração do Batismo.
  8. Os temas dos 9 encontros serão os seguintes:
  • O Batismo de Jesus
  • História do Sacramento do Batismo e seu sentido
  • Celebrar o dom da Vida
  • Deus nos chama pelo nome
  • Água, fonte de vida
  • Ungidos no Senhor
  • A luz de Cristo nos ilumina
  • Batizados na fé da Igreja
  • A celebração do Batismo

 

Arquidiocese de Belo Horizonte

Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético

Rede Catedral

Orientações para a catequese via meios de comunicação