Você está em:

Assembleia do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 reflete sobre Igreja e Mineração

Está sendo realizada, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a Assembleia do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espirito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na abertura do encontro, na manhã desta terça-feira, 7 de junho, o presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, presidiu Missa. 
 
Com o tema central “Casa Comum: ênfase sobre a mineração”, o evento reúne cerca de 70 participantes entre arcebispos, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e convidados, além do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.
 
As sessões de trabalho, na manhã de hoje, contaram com a presença do procurador da República em Minas Gerais, promotor Eduardo Antônio Dias Netto Júnior, que em sua exposição, auxiliou na compreensão do cenário jurídico do Ministério Público Federal, que tem se empenhado em favor das vítimas do desastre ambiental na barragem de Fundão. Em um segundo momento, o grupo de estudos interdisciplinares da PUC Minas apresentou reflexões sobre a mineração no Brasil a partir da tragédia de Mariana e à luz da Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si.
 
A Assembleia do CONSER Leste 2 segue até quinta-feira, 9 de junho, com Missa, às 8h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça Minas Gerais, em Mariana. A celebração será presidida pelo Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Aniello.