Você está em:

[Artigo] Veam: Vicariato Episcopal para Ação Missionária no Vale do Paraopeba

Há pouco mais de dois anos, foi criado em nossa Arquidiocese de Belo Horizonte, um vicariato especial responsável pelo cuidado das 12 Paróquias que compõem o Vale do Paraopeba, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte que beiram à margem do Rio Paraopeba, incluindo os municípios de Belo Vale, Moeda, Brumadinho (4 paróquias), Crucilândia, Piedade dos Gerais, Bonfim, Rio Manso e Mário Campos. Também, sob a responsabilidade deste Vicariato, as vilas e favelas e as Igrejas históricas.

Porém neste artigo, quero destacar os ganhos para nosso Vale Paraopeba, que é nosso caso em particular. Sob a coordenação do nosso Vigário Episcopal Padre Rene Lopes e tendo como Bispo referencial Dom Vicente Ferreira de Paula, auxiliar da Arquidiocese, nosso vicariato vem, passo a passo, correspondendo a muitas das perspectivas que necessitavam as demandas nestas suas áreas de atuação.

Durante o ano de 2017, reunimos, nós, os párocos e padres que atuam nas paróquias do Vale, com o Padre Rene e Dom Vicente, para estudos, avaliações das diversas atividades a serem realizadas no plano pastoral e administrativo no campo de atuação do nosso vicariato. Várias das propostas sugeridas têm sido colocadas em prática, como por exemplo, na formação de nossos leigos e leigas, o Curso de Liderança II, formação missionária, o curso no âmbito da Teologia Viva (projeto de nossa Arquidiocese para enriquecer o conhecimento dos leigos nas questões da Igreja, liturgia, Sagrada Escritura e outras).

Centro de Formação de Lideranças Dom José Dalvit foi revitalizado.

Destaco a vinda missionária de nossas Irmãs da Congregação “Missionárias de Nossa Senhora das Dores”, que moram no Centro de Formação de Lideranças Dom José Dalvit, localizado no bairro Santa Cruz, na cidade de Brumadinho, que depois de anos parado, foi revitalizado e ali tornou-se além de nossa Cúria para o Vicariato, lugar de atendimentos feitos pelo nosso vigário episcopal e nosso bispo, Dom Vicente, também um local de encontros, reflexões, partilhas, oração e belos momentos de fraternidade e contemplação desfrutando de um ar puro e uma linda natureza, com a presença diária de uma secretária para atendimentos de todos.

Vale também, mesmo destaque, a presença missionária em todas as Paróquias do Vale, em suas duas foranias, São Caetano e Senhor do Bonfim, do nosso Vigário Episcopal e de Dom Vicente, congregando os leigos para manter a comunhão entre o clero do Vale com todo contexto de nossa Arquidiocese. Os depoimentos de nossos irmãos e irmãs de nossas comunidades, desde as nossas “Matrizes” até aquela pequena capela, entre as tantas comunidades rurais que recebeu com amor a visita missionária de nossos responsáveis, são prova de que muito crescemos neste aspecto de comunhão. Melhora também a ideia de que a Arquidiocese de Belo Horizonte não seja lá, mas aqui, viva em nossas comunidades. Ilumina o conhecimento de nossos leigos e leigas das diretrizes e instâncias, proposta para comunhão de todas as nossas paróquias que compõem a Arquidiocese. “Todos somos um”.

Paróquia Mãe da Divina Misericórdia

Em pouco tempo de criado, nosso Vicariato Episcopal para Ação Missionária no Vale do Paraopeba, colaborou para gestação de uma nova paroquia: “Paróquia Mãe da Divina Misericórdia” na cidade de Brumadinho. Momento rico e de muita esperança, instalada em 07 de abril, Vigília do Domingo da Misericórdia, em Celebração Eucarística presidida por Dom Vicente e concelebrada pelo Padre Rene Lopes. A Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, além de fortalecer a chama viva da alegria de nossas comunidades no Vale do Paraopeba, também nos enriquece com a experiência proposta pela Assembleia do Povo de Deus em nossa Arquidiocese, de criarmos redes de comunidades. Portanto naquela Paróquia não existe uma matriz, as comunidades são regidas, administradas e participadas todas sendo sede, porém com uma sede Jurídica por exigência de nossas diretrizes.

Por fim, com muita gratidão, sentimento nobre em qualquer ser humano, reverenciamos nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nosso amado Pai e Pastor Dom Walmor Oliveira de Azevedo, pela destreza, acompanhamento, amor com que tem dedicado às nossas 12 paróquias que compõem o Vale do Paraopeba. Agradecemos a doação do Veículo para serviço das irmãs e do vicariato em geral. Da aprovação de nossa Cúria. E da Kombi doada para atendimento de nosso Centro de Formação de Lideranças Dom José Dalvit, em nossos desafios de transporte e distâncias. Tudo isso diminui a distância entre o que podemos e devemos fazer em relação aos tantos desafios que se impõem. O amor diminui as impossibilidades que podem surgir ao longo do caminho. A soma de nossa esperança e fidelidade aumenta as possibilidades de alcançarmos nosso objetivo.

Se “sonho que se sonha só permanece apenas sonho, mas sonho que sonhamos juntos um dia se torna realidade”, quando já não é mais só sonho, mas já uma realidade, passo a passo, pacientemente, atingiremos mais nossos objetivos.

Padre Felipe Mendes Santiago, Paróquia Mãe da Divina Misericórdia e Vigário Forâneo da Forania São Caetano