Você está em:

Arquidiocese e defensores do meio ambiente realizam a 4ª Caminhada com Francisco – 8 de junho

A 4ª Caminhada com Francisco, organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte no próximo dia 8 de junho, a partir de seu Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, busca despertar a atenção da sociedade sobre a importância do cuidado com a água. A Caminhada, em sua quarta edição, será em Betim e seguirá até a Lagoa Vargem das Flores, que integra o sistema de abastecimento hídrico de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A concentração para a Caminhada começa às 8h30, na Rua Taquaril, 497, bairro Itacolomi, em Betim. Haverá bênção dos animais, oficina de arte e cartazes, intervenções artísticas e culturais. Os participantes vão caminhar até a Lagoa Vargem das Flores e, logo após,  se reúnem para celebrar a Eucaristia, presidida pelo bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda.

Os organizadores lembram que, com a tragédia-crime ocorrida em Brumadinho, a água do Rio Paraopeba ficou imprópria para o consumo, tornando ainda mais urgente o cuidado com os rios e represas que abastecem a Capital e sua Região Metropolitana. E o Sistema Várzea das Flores está ameaçado pela degradação ambiental.

A Caminhada com Francisco integra a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – e inspira-se na Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado com a casa comum, do Papa Francisco. É realizada todos os anos, desde 2015, reunindo ambientalistas, cidadãos e evangelizadores, na tarefa de contribuir para a preservação do planeta – a casa comum.

Programação

8h30 – Concentração na Rua Taquaril, 497, bairro Itacolomi
No local, haverá bênção dos animais, oficina de arte e cartazes, intervenções artísticas e culturais.
9h – Caminhada até a Lagoa Várzea das Flores
11h – Missa celebrada pelo bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda