Arquidiocese de BH intensifica coleta de assinaturas na Semana da Pátria

Dom João Justino de Medeiros Silva
e dom Luiz Gonzaga Fechio celebraram Missa na Igreja São José, na manhã desta segunda-feira, dia 1º de setembro, em Ação de Graças pela abertura da Semana de Coleta de Assinaturas pelo Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas, e também o Plebiscito para a convocação de uma Constituinte para a Reforma Política.

Em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Belo Horizonte irá intensificar a Coleta, durante a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro. Em todas as paróquias e também na Praça Sete, haverá locais para coletar as assinaturas e também distribuir materiais informativos sobre as Eleições 2014.

De acordo com dom João Justino, a cosncientização sobre a Reforma Política e as Eleições 2014 vem já vem sendo realizada pelo Vicariato de Ação Social e Política e também pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas, em todas as paróquias das Arquidiocese. “Nesta Semana da Pátria, estamos intensificando a ação de coleta de assinaturas, com um empenho ainda maior para aumentar o número. Fazemos um convite para que todos os cidadãos venham participar”.

Dom Luiz Gonzaga Fechio, que acompanha os trabalhos do Vicariato, ressaltou que há uma grande mobilização da Igreja para que seja alcançado o número de mais de 1,5 milhão de assinaturas, para que a proposta se torne um Projeto de Lei de iniciativa popular. “Todos podem e devem participar com fé e a consciência cristã de promover o bem comum e uma vida mais digna. Precisamos nos unir. A Igreja, como um todo, trabalha para que as situações de exclusão sejam diminuidas”.

Após a Missa, dom João Justino convidou os fiéis para assistirem ao vídeo produzido pelo Nesp, sobre a Reforma Política e também conversou com os fiéis sobre as eleições 2014 e sobre a importância da participação popular na política. “A Reforma Política só será feita com a  participação de todos nós. Vamos, nesta Semana da Pátria, rezar pelo nosso país, por cada cidadão e também para aqueles que governam, para que possamos ter um país mais justo” disse o bispo auxiliar.  Os bispos, padres e muitos fiéis que participaram da celebração assinaram o formulário do Projeto de Lei no estande que está na área externa da Igreja São José. Participe você também. Para mais informações sobre o projeto acesse: www.reformapoliticademocratica.org.br.

– Veja também o Mutirão de Encontros Paroquiais sobre as Eleições 2014, realizado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp).

Cartilha Eleições 2014 da CNBB

Formulário para Coleta de Assinaturas