Você está em:

Arquidiocese de BH contribui para o combate à dengue

A PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), através da Gerência de Controle de Zoonoses da Regional Nordeste, trabalham para combater os possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, no campus Coração Eucarístico.

O primeiro passo foi a instituição da Comissão de Combate à Proliferação do Mosquito Transmissor da Dengue da PUC Minas, no dia 19 de fevereiro, que é formada por integrantes da PBH e de setores diversos da Universidade, como Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura, Medicina do Trabalho, Secretaria de Comunicação, Laboratório de Mecânica e Museu de Ciências Naturais. Já foi traçado o plano de ação que consiste na adequação da infraestrutura e logística nas ações de limpeza e manutenção do campus e sensibilização da comunidade para as medidas de prevenção. Estas iniciativas serão estendidas para todos os campi e unidades.

Todas as instituições da Arquidiocese, paróquias e comunidades são chamadas a participar e trabalhar pelo combate de possíveis focos do mosquito trasmissor da dengue. Faça o download dos materiais, cartazes, folhetos explicativos.

Dicas de prevenção

– Mantenha a caixa d´água sempre fechada, com tampa adequada;
– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
– Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
– Mantenha bem tampados tonéis e barris d´água;
– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
– Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;
– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
– Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios.

Fonte: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html.