Você está em:

Arcebispo de Homs envia mensagem a dom Walmor sobre o conflito na Síria

Dom Teofilos Georgeos Kassab, arcebispo de Homs, uma das principais cidades da Síria, em correspondência dirigida ao arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, conta sobre dificuldades enfrentadas pela Igreja local e pede orações para todo o povo do país.

Segundo o relato de dom Georgeos, a catedral de Homs foi destruída pelo conflito, assim como a paróquia local e a residência do arcebispo. “A destruição também atingiu o Lar da Esperança Beit Al Amal que acolhe pessoas com necessidades especiais e a Casa dos Estudantes”, conta.

O arcebispo sírio disse ainda que “as casas dos paroquianos, na cidade antiga de Homs, onde fica a maioria dos cristãos, foram destruídas”. Sem onde morar, as vítimas do conflito estão procurando ajuda em abrigos nas aldeias cristãs ao redor de Homs, como Zaidal e Fairouzeh, ou nas montanhas, onde, conforme explica dom Georgeos, a maioria dos habitantes é cristã. “A situação dessas pessoas é de ferir o coração”, lamenta o arcebispo de Homs.

Apesar de ter sido gravemente atingida pelo conflito que se prolonga na Síria, a Igreja Católica local encontra forças para oferecer ajuda à população desabrigada. “Com a ajuda de nossos padres, estamos visitando essas famílias e oferecendo alguma pequena ajuda financeira. Além disso, oferecemos alimentos, produtos de limpeza, higiene e medicamento. Nós continuamos nossa missão e nosso apoio humanitário para tentar aliviar essa vida dura e de sofrimento”, explica dom Georgeos na carta. No fim da mensagem, o arcebispo de Homs pede orações pelo povo sírio.

A Arquidiocese de Belo Horizonte organiza desde julho a campanha Juntos pela Síria, para ajudar vítimas do confronto que ocorre naquele país há mais de um ano. A Campanha objetiva captar recursos para a compra de alimentos, já que grande parte da população da Síria está sofrendo com a fome. As doações serão enviadas à Igreja da Síria para iniciativas de assistência aos desabrigados.

 

Contribua com a Campanha
Banco do Brasil
Agência: 3494-0
Conta corrente: 30.351-8
Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte