Aniversário da Providens: Missa para celebrar o momento especial – 22 de agosto

A Providens – Ação Social Arquidiocesana celebra aniversário na próxima quinta-feira, 22 de agosto, às 11h. Colaboradores, benfeitores, pessoas amparadas pela rede de trabalhos sociais da instituição vão se reunir para a celebração da Missa que marcará o momento especial, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres (Rua Além Paraíba, 152, bairro Lagoinha).

Instituída em 2017 com a Missão de congregar os muitos trabalhos sociais da Igreja, a história da Providens começa bem antes, em 1952, com a criação da Providência Nossa Senhora da Conceição, para amparar os mais pobres em suas muitas necessidades. Com o passar dos anos, os trabalhos sociais mantidos pela Igreja cresceram, formando uma ampla rede, com muitas iniciativas. A Providens congrega essa rede, aproximando pessoas para favorecer a cooperação entre os que trabalham pelos mais pobres.

Fazem parte da Providens – Ação Social Arquidiocesana, as seguintes iniciativas: Projeto Providência, Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, Projeto Vila Fátima, Lar Frei Leopoldo, Projeto Famílias Acolhedoras, Projeto Casa e Projeto Economia Solidária.

Paróquia Jesus Cristo Libertador (bairro Tirol) celebra o envio de ministros da Palavra – domingo, 26 de janeiro

No Domingo da Palavra de Deus, celebrado no dia 26 janeiro, a Paróquia Jesus Cristo Libertador reúne os fiéis de suas comunidades de fé para a investidura e envio de nove ministros da Palavra. A celebração será às 18h, na Capela Nossa Senhora da Anunciação.

Este é o primeiro ano em que a Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco no dia 30 de setembro de 2019, durante a celebração dos 1600 anos da morte de São Jerônimo, grande estudioso das Sagradas Escrituras que traduziu para o latim os textos originais.

Nessa data, o Papa publicava a Carta Apostólica Aperuit illis em que convida todos os cristãos a dedicarem um dia especial, o Terceiro Domingo do Tempo Comum, a se concentrarem no grande valor que a Palavra de Deus ocupa na vida diária. No documento, o Papa Francisco incentiva as comunidades para que, neste Domingo, os Bispos a celebrem o rito do Leitorado ou a confiem a celebração a um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia”.( Aperuit Illis, 3).

Atendendo ao chamado do Papa, a Paróquia Jesus Cristo Libertador no Bairro Tirol, vai promover o envio para a missão de proclamar a Palavra, de dezenove ministros da Palavra, que vão assumir a missão de presidir a celebração da palavra nas seis comunidades da Paróquia, conforme preconiza o texto do Projeto de Evangelização “Proclamar a Palavra” nos números 4 e 6-a.

A Celebração Eucarística será presidida pelo padre André Magela,  no dia 26 de janeiro, às 18 horas na Capela da Comunidade Nossa Senhora da Anunciação, localizada na Rua Vinhedo 302, Bairro Itaipu, em Belo Horizonte.