Você está em:

Aglomerado Santa Lúcia: Muquifu participa do projeto Noite de Museus

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu, idealizado pelo padre Mauro Luiz Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Morro, aglomerado Santa Lúcia, participa do evento internacional Noite de Museus que, nos dias 12 e 13 de julho, terá uma programação especial em Belo Horizonte, com a abertura dos museus à noite, para receber gratuitamente os visitantes com exposições, shows musicais, peças de teatro, apresentações de dança, performances de artes visuais, eventos especiais, debates, cortejos artísticos e homenagens.

Para o evento, a equipe do Muquifo planejou uma programação especial, permanecendo aberto até às 22h, com três exposições concebidas para refletir sobre a realidade das periferias da capital: “Imaginário Coletivo”, “Favela é Isso Aí” e “Doméstica – Da Escravidão à Extinção – Uma Antologia do Quartinho de Empregada no Brasil”. A programação do Muquifu exemplifica o caráter multicultural da “Noite dos Museus”.

Internacional

A Noite de Museus é um evento que ocorre em diversas cidades do mundo, como: Paris, Barcelona, Roma, Porto, Moscou, Buenos Aires. Na maioria dos países, a data geralmente é celebrada no dia 18 de maio, Dia Internacional de Museus. A proposta é a ampliação do horário de visitação dos Museus, e da programação cultural, possibilitando ao público usufruir destes espaços em horário alternativo e de maneira inusitada. A ideia é dinamizar o espaço de diversas instituições museológicas com a inclusão de programação cultural, agregando à programação tradicional dos Museus, outras atividades, tais como shows, peças teatrais, performances, concertos, filmes, além das exposições, ateliês e oficinas, visitas guiadas e palestras.