Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 nas Regiões Episcopais da Arquidiocese de BH

A Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Este ano, todo o material foi elaborado com o objetivo de estimular a participação da população em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca tornar de conhecimento de todos a formulação e aplicação das Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

O arcebispo dom Walmor celebra Missa, com imposição das cinzas, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres (Rua Além Paraíba, 152, bairro Lagoinha) nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, às 9h. A celebração marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2019 na Arquidiocese. Participam da Missa pessoas que vivem nas ruas, crianças, idosos e enfermos, todos amparados por trabalhos solidários desenvolvidos pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

As Regiões Episcopais realizam eventos para iniciar as reflexões da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de BH. Confira as celebrações:

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança – RENSE

Dia e horário: 16 de março, sábado, das 14 às 17h
Local: Paróquia São Francisco das Chagas, praça São Francisco das Chagas – Carlos Prates, BH.
Atividade: Oração, palestra e debate

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP

Dia e horário: 9 de março – das 14 às 17h
Local: Escola Municipal George Ricardo Salum – Rua Fósforo, 77 – Taquaril.
Atividade: Oração, palestra e debate

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição- RENSC

Dia e horário: 9 de março – das 14 às 17h
Local: Catedral Cristo Rei – Av. Cristiano Machado, 11.910 – Bairro Juliana – BH.
Atividade: Celebração e ato de lançamento da Campanha da Fraternidade

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida– RENSA

Dia e horário: 12 de março, terça – 19h30
Local: Santuário de Nossa Senhora Conceição Aparecida, Praça Nossa Senhora da Conceição Aparecida, 150, Novo Eldorado, Contagem
Atividade: Missa

VEAM – Vicariato Episcopal para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba

Dia e horário: 9 de março de 2019 – das 8h às 17h
Local: Escola CEMMA – Rua Reinaldo Pinto Vieira, 701, Silva Prado – Brumadinho

Um pouco de história

No ano de 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha, que tinha por objetivo angariar fundos para atividades assistenciais. A essa ideia deram o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

No ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Embora não tenham obtido êxito financeiro, essas iniciativas despertaram o interesse de todo o país pela Campanha da Fraternidade.

Desse modo, na Quaresma de 1964, a CNBB realizou a primeira Campanha da Fraternidade de abrangência Nacional, com o tema “Igreja em Renovação”. Desde então, grande objetivo dessa iniciativa é despertar nas pessoas o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo.