Você está em:

A importante presença do pai na família

Na Audiência Geral desta semana, na Sala Paulo VI, o Papa Francisco desenvolveu a segunda parte da catequese sobre a figura do pai na família.

Na catequese anterior o Papa Francisco havia falado sobre pais ausentes. Recordando que também São José teve a tentação de deixar Maria quando descobriu que ela estava grávida, mas abraçou a sua missão de pai. Assim, o Santo Padre quis destacar os aspetos positivos do pai de família. “Cada família tem necessidade de um pai.” – afirmou o Papa.

No Livro dos Provérbios podemos ler: “Meu filho, se o teu coração será sábio, também o meu será cheio de alegria. Exultarei dentro de mim, quando os teus lábios dirão palavras retas”. O Papa Francisco explicou: “Não se poderia exprimir melhor o orgulho e a comoção de um pai que reconhece ter transmitido ao filho aquilo que conta verdadeiramente na vida, ou seja, um coração sábio. Esse pai não diz: ‘ Estou orgulhoso de ti porque és mesmo igual a mim, porque repetes as coisas que digo e que faço’. Não! Diz-lhe uma coisa bem mais importante, que podemos interpretar assim: ‘ Serei feliz cada vez que te vir agir com sabedoria, e ficarei comovido cada vez que te ouvir falar com retidão’.”(Confira, aqui, a síntese da catequese do Papa Francisco).

 

Leia, ainda, os resumos das reflexões do Papa Francisco nas homilias das Missas celebradas na Casa Santa Marta e outras mensagens do Santo Padre :

 

6 de fevereiro
SÃO muitos OS CRISTÃOS VÍTIMAS DE QUEM ODEIA JESUS

 

5 de fevereiro
PAPA FRANCISCO SE ENCONTRA COM ESTUDANTES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO EM            VÍDEOCONFERÊNCIA

 

5 de fevereiro
IGREJA CUIDA, CURA E LIBERTA EM ESPÍRITO DE POBREZA

 

3 de fevereiro
CONTEMPLAR O EVANGELHO E NÃO AS TELENOVELAS