Você está em:

Fiéis se reúnem para celebrar o Corpus Christi

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte tiveram programação especial neste 31 de maio, celebração da Festa de Corpus Christi. Na Praça do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o arcebispo dom Walmor se reuniu com peregrinos para celebrar a Eucaristia, às 16h. Em seguida, uma procissão com o Santíssimo Sacramento,  e a participação de muitos fiéis, percorreu as ruas do Centro da Capital, até a Igreja São José.

Na Missa, dom Walmor destacou a importância do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, chamado pelo Arcebispo de “pérola no coração da Arquidiocese” e “escola eucarística”. Dom Walmor agradeceu aos padres sacramentinos pela dedicação ao Santuário. Os religiosos sacramentinos estão em missão na Capital Mineira há 80 anos, convocados por dom Cabral, o primeiro arcebispo de Belo Horizonte.

Ainda durante a homilia, dom Walmor fez referência aos últimos dez dias vividos pela sociedade brasileira, que enfrentou os impactos das paralisações dos caminhoneiros. “ Os últimos acontecimentos revelam nossas fragilidades e a Festa de Corpus Christi pode nos ajudar a encontrar um caminho novo”.

Celebrada há séculos pela Igreja, conforme lembrou o Arcebispo, a Festa de Corpus Christi é um chamado à obediência a Deus. Oportunidade para que todos assumam o compromisso com o bem comum.

Para isso, dom Walmor explicou que não bastam leis, pois é imprescindível que cada pessoa ajude a qualificar a cidadania. E o modelo único a seguir é o apresentado por Cristo. “Somos chamados à purificação da nossa consciência, conforme orienta a Palavra de Deus, na Carta aos Hebreus.”

O Arcebispo concluiu: “Se a oferta de Cristo brilhar nas consciências, se Sua oferta habitar o coração de cada um, todos vão agir comprometidos com a verdade e com o amor.”

Celebrações na Região Metropolitana

Mais cedo, durante a manhã, dom Walmor celebrou a Eucaristia no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Também nas primeiras horas do dia, fiéis de Sabará realizaram a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes de serragem, logo após a Missa, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. A procissão foi concluída na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Com muita fé e esperança, a Festa de Corpus Christi foi também celebrada nas muitas comunidades de fé da Arquidiocese. Dom Edson Oriolo presidiu Missa na Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento celebra dia de Corpus Christi com Missa e procissão, e centenas de fiéis participaram da confecção de tapetes em suas paróquias.

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa participou da confecção de um bonito tapete, na Avenida Afonso Pena, entre a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e Igreja São José.

Imprensa destaca Festa de Corpus Christi na Arquidiocese de Belo Horizonte (clique nos links para ver as reportagens)

TV Globo
TV Alterosa
Band
TV Horizonte
Rádio Itatiaia
Rádio CBN
Estado de Minas/Portal Uai
Hoje em Dia

Imagens da Festa de Corpus Christi no Centro de Belo Horizonte

Tapete feito por integrantes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE)