Você está em:

5 e 6 de dezembro: Paróquia Coração Eucarístico de Jesus realiza Bazar de Natal


Grupo conviver com o coração  com monsenhor Eder  Amantéa (à esq)

 

O Bazar de Natal da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, nos dias 5 e 6 de dezembro, é um evento muito especial para as comunidades de fé e para todas as integrantes do Grupo Conviver com o Coração, referência para muitas mulheres do bairro Coração Eucarístico.  Elas têm encontrado novo sentido para suas vidas a partir do trabalho criativo, da geração de renda e da convivência que afasta a solidão. A alma deste grupo, segundo a coordenadora, Fátima Baião, é o trabalho voluntário das professoras e a solidariedade entre as integrantes, que se orgulham de fazer jus ao lema escolhido para definí-las: “Mulheres confiáveis tecendo sonho de uma vida mais justa”.

A renda obtida com a venda dos produtos é revertida para os próprios artesãos, para complementar o orçamento doméstico, mas neste ano será diferente. O Grupo Conviver com o Coração decidiu doar tudo que for obtido com o bazar de fim de ano para a construção do Centro Pastoral  da Igreja. “Uma forma que encontramos para  retribuir ao monsenhor Eder todo o apoio que ele nos tem dado” – explica a coordenadora.

Ajudar mulheres que buscam novas fontes de renda a descobrirem e a desenvolverem habilidades para o artesanato é um dos objetivos do grupo, criado em 2005, fruto do idealismo e persistência da servidora pública Fátima Baião. Na época, ela cursava Administração e propôs como trabalho de conclusão de curso organizar na Paróquia um projeto com o objetivo de descobrir e despertar potencialidades para o artesanato. Segundo Fátima Baião, ao apresentar o projeto para o monsenhor Eder (pároco), ele decidiu  apoiar, desde o primeiro momento. “Então, convidei algumas amigas que também se dispuseram a participar e sem as quais não seria possível iniciar os trabalhos”.

O projeto capacita pessoas para a produção do artesanato tradicional, possibilitando a mulheres de comunidades pobres novas fontes de renda e, além disso, a satisfação de desenvolver um trabalho criativo.   O grupo, formado exclusivamente por voluntários, é aberto a todos. Durante os encontros semanais, as integrantes aprendem umas com as outras as técnicas de produção de artesanato, fuxico, crochet e bordados. Também vivem momentos de oração e reflexão a partir de trechos da Bíblia.

Segundo Fátima Baião, o grupo expõe e comercializa o artesanato na feira realizada às sextas-feiras na Avenida Bernardo Monteiro, bairro Santa Efigênia (Região Centro-Sul de Belo Horizonte)- na barraca n.85.  No espírito da colaboração, as integrantes novatas aprendem com as mais experientes e, ao desenvolverem suas habilidades, permanecem no grupo para partilhar o conhecimento. Assim o Conviver com o Coração continua a ajudar não apenas as mulheres que buscam novas fontes de renda, mas também aquelas que querem encontrar um novo espaço de convivência. “Muitas integrantes são donas de casa que não tiveram oportunidade, não estudaram ou frequentaram a escola por pouco tempo. Também recebemos senhoras que buscam vencer a solidão”, explica a coordenadora.

A vivência do voluntariado também é um dos objetivos que levam pessoas a frequentarem  o grupo. Para Fátima Baião, “ser voluntária ajuda a enxergar o mundo de uma forma mais ampla. Permite uma sensibilidade à dor de cada um, à dificuldade das pessoas”. Neste exercício, a voluntária disse que percebe a própria pequenez e, ao mesmo tempo, sente-se feliz por poder ajudar.  Ela afirma que o grupo Conviver com o Coração já “é bastante sólido”, mas que pretende assumir novos desafios no próximo ano.

As pessoas que desejarem ajudar ou participar do grupo, podem comparecer às reuniões do Conviver com o Coração, que são realidades sempre às quinta-feiras, das 14h às 17h, na Rua Dom Joaquim Silvério, 111, bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

SERVIÇO:

Bazar do Grupo Conviver com  o Coração

 

Data: 5 e 6 de dezembro e 2015 ( domingo)
Horário: Após as missas da manhã e da noite
Local: Paróquia Coração Eucarístico de Jesus
Rua  Dom Joaquim Silvério, 210 –bairro Coração Eucarístico