Você está em:

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política: Nesp celebra dez anos de história

No dia 28 de novembro, sábado, exatamente dez anos após a criação do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), cerca de 250 lideranças se reuniram durante o Terceiro Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, na PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico.
 
Os bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom João Justino e dom Luiz Gonzaga presidiram a abertura do evento. Dom Walmor, arcebispo metropolitano, esteve presente antes do início das atividades, acolhendo todos os participantes.
 
Com o tema “Fé e política: alegria e esperanças no cuidado com a vida”, o encontro contou com momentos de discussão da realidade sociopolítica e eclesial à luz do pontificado de Francisco.  Uma mesa de análise de conjuntura reuniu o padre Jaldemir Vitório, da Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte; o jornalista João Paulo Cunha, do Jornal Brasil de Fato; a militante do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, Adília Sozzi e o assessor da Comissão Brasileira Justiça e Paz, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Daniel Seidel.
 
O encontro também serviu para planejar e articular a caminhada dos grupos e práticas de fé e política da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ainda na parte da manhã, grupos de trabalho se reuniram para discutir e apresentar sugestões que serão sistematizadas pelo Nesp e iluminarão o planejamento das ações a serem implantadas pelo Núcleo nos próximos anos. Na plenária, na parte da tarde, além das sugestões colhidas nos grupos, vários participantes contribuíram com propostas para as ações de fortalecimento e ampliação dos grupos e práticas de fé e política no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
Como presente de aniversário, a equipe do Nesp distribuiu aos participantes do encontro o livro “Igreja e Sociedade: análises em perspectiva”. Trata-se de uma publicação de 360 páginas com artigos de análise de conjuntura eclesial, social e política, elaborado por pesquisadores, professores e especialistas de várias entidades do país.
 
O 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política foi promovido pelo Nesp em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Anima (Sistema Avançado de Formação da PUC Minas) e teve o apoio do Movimento Mineiro de Fé e Política.