Você está em:

29/06 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Mostras Culturais:

Exposição multimídia na Casa Fiat de cultura

Na exposição multimídia “Sylvio Coutinho mostra Belo Horizonte”, que está aberta até o dia 30 de julho, na Casa Fiat de Cultura, o público terá a oportunidade de apreciar 27 fotografias, 65 gravuras do multiartista, além de vídeos e réplicas em 3D de monumentos históricos de Belo Horizonte, incluindo a réplica da Capela São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha. A entrada é gratuita.

Cursos:

Cursos intensivos de teologia na Faje

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) apresenta dois cursos intensivos de teologia, oportunidade de atualização e reflexão.

  • Estudo Teológico do Rito ( de 1º a 11 de agosto / 18h às 21h)

Prof. Dr. Ângelo Cardita – Université Laval – Canadá

O curso pretende aprofundar a questão do lugar e do valor da experiência ritual no âmbito teológico, traçando uma panorâmica das perspectivas e quadros teóricos que abordam o rito de um ponto de vista teológico e interdisciplinar.

Mais informações e inscrições, até dia 28/07, pelo e-mail secextensao@faculdadejesuita.edu.br ou pelo telefone 3115-7013

  • A Teologia de Hans-Urs von Balthasar (de 28 de agosto a 8 de setembro/ 18h às 21h)

Profa. Dra. Nurya Martínez-Gayol – Pontifícia Universidad Comillas, Madrid, Espanha

Este curso quer oferecer a possibilidade de aproximar-se do pensamento do teólogo católico.

Mais informações e inscrições pelo e-mail secextensao@faculdadejesuita.edu.br ou pelo telefone 3115-7013

 

Apresentações culturais:

Concertos Dominicais com a Big Band, da Uemg, na PUC Minas

A Big Band, da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, dia 2 de julho. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será às 11h, no Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290), Unidade Coração Eucarístico. Criada em 2004, a Big Band tem repertório direcionado à pesquisa e divulgação de estilos musicais brasileiros, como choro, bossa-nova, MPB e samba, além de incluir alguns arranjos clássicos internacionais, próprios do estilo bigband.

Informações: (31) 3319-4152.

 

Coral Lírico se apresenta nas paróquias da Arquidiocese de BH

O Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta na Paróquia São José (Rua Tupis, 164 – Centro, Belo Horizonte) nesta quinta-feira, dia 29 de junho, às 19h30. As apresentações nas paróquias são gratuitas, abertas ao público. Uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura (VECC), e da Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Nesta temporada de apresentações, o Coral Lírico também irá se apresentar na Capela São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha) e no Santuário de Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, durante as celebrações dos 250 anos de peregrinações.

Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, que integra o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que têm uma programação permanente e que interpreta um repertório bastante diversificado.
– Veja a programação das apresentações aqui.

 

Retiro do Clero:

Inscrições abertas para encontros das quatro Regiões Episcopais

O Retiro Anual do Clero será realizado a partir do dia 3 de julho, com os sacerdotes das quatro Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte, conforme cronograma abaixo. Os encontros serão realizados no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), uma experiência de formação e espiritualidade.
Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

 

Data: 17 a 20 de julho de 2017
Orientador: Dom Otacílio Ferreira de Lacerda
Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição

Data: 31 de julho a 03 de agosto de 2017
Orientador: Dom Leomar Antônio Brustolin
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança

Data: 3 a 6 de julho de 2017
Orientador: Mons. Michel Bittar
Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade

Data: 24 a 27 de julho de 2017
Orientador: Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza

Inscrições: clique aqui.