Você está em:

01/11 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Exposição de fotografias sobre quilombos

A exposição Vidas Quilombolas, organizada pela professora Candice Vidal e Souza (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais), pelos ex-alunos Anderson Maia e Anna Cristina Machado e sob a organização do Museu de Ciências Naturais, acontecerá de 1° a 30 de novembro, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico. A abertura será realizada às 17h30 do dia 1° e contará com a apresentação do tema e rodas de conversa.

Vidas Quilombolas reúne fotografias das pesquisas sobre três quilombos das cidades de Bom Despacho, Jaboticatubas e Jequitinhonha. Também foram acrescentados objetos e vídeos relacionados às comunidades pesquisadas e seu modo de vida.

Rodas de conversa movimentarão o Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Uma das novidades do 5º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, no dia 30 de novembro, no Campus Coração Eucarístico, é a realização de onze rodas de conversas, com variadas temáticas. O objetivo é estimular o engajamento dos participantes nas relevantes discussões sociopolíticas e eclesiais contemporâneas. Em sintonia com o Papa Francisco, o encontro de 2019 terá como tema “Uma igreja em saída na defesa e promoção da cidadania”.

De acordo com os organizadores, a metodologia das rodas de conversas propiciará um aprofundamento de temas e traz como novidade a possibilidade de cada grupo escolher uma forma de dar sequência, no cotidiano, das discussões pautadas nas rodas de conversa.

Cada roda de conversa terá um(a) assessor(a) ou um grupo de assessores especializados no tema, com conhecimento teórico e prático, a possibilitarem um bom debate e, acima de tudo, ações concretas.

Estão previstas, ainda, atividades de formação sociopolítica: as conferências com o bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e com o sociólogo Pedro Ribeiro (Movimento Nacional de Fé e Política e Iser Assessoria).

As inscrições podem ser feitas no site do Nesp, ou acessando diretamente o formulário no link: https://bit.ly/34phdbZ

Mais informações: e-mail: nesp@pucminas.br, ou pelos telefones: (31) 3319-4978 (Nesp) ou (31) 3428-7943 (Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política). Não há taxa de inscrição e o evento oferecerá refeições para os participantes.

Marcela Nunes apresenta roda de choro no Centro Cultural Banco do Brasil

Conhecida nas rodas de choro belo-horizontinas, Marcela Nunes traz toda a descontração do gênero para o palco do Prêmio BDMG Instrumental, acompanhada pelo seu convidado especial Teco Cardoso e pela banda formada por Camila Rocha (baixo acústico), Luísa Mitre (piano) e Paulo Fróis (bateria). A apresentação será no dia 13 de novembro, uma quarta-feira, das 20h às 21h20. A entrada é franca, mas é necessário retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. O endereço do Centro Cultural Banco do Brasil é Praça da Liberdade, 450 – bairro, Belo Horizonte.

Serro sem retoque

Créditos da imagem: Félix Tolentino

O Museu Inimá de Paula apresenta a exposição Serro Sem Retoque, que reúne cerca de 70 fotografias de Félix Tolentino. O artista lança seu olhar sobre a cidade encravada no alto da Serra do Espinhaço e compõe imagens que retratam suas belezas naturais e o cotidiano dos moradores.  A mostra fica aberta à visitação até o dia 8 de dezembro, com entrada é gratuita.

O acervo arquitetônico local, com suas edificações seculares e igrejas monumentais, também é foco das lentes do fotógrafo, assim como o entorno da cidade, famoso polo de produção do Queijo do Serro, patrimônio imaterial reconhecido em nível nacional. Os trabalhos ficarão expostos no Salão Inimá de Paula e no Mezanino, com entrada franca.