Você está em:

23º Congresso da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – inscrições abertas

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de junho, para 23º Congresso Anual da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), que será realizado entre os dias 12 e 15 de julho, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Este ano o tema do congresso é Religiões e Paz Mundial. O evento, que é dirigido a pesquisadores, professores e estudantes universitários.

Para este encontro, a Assembleia dos associados da Soter decidiu unir duas questões relevantes em um só tema: o imprescindível diálogo entre todas as religiões, superando de vez resquícios de uma visão colonialista e eurocentrada; e a difícil, mas necessária, bandeira da paz mundial, que, como dizia o papa Paulo VI, precisa ser precedida pela justiça e o direito.

A Diretoria e a Comissão Organizadora prepararam, para a edição de 2010, uma série de conferências e Grupos Temáticos (GTs) de partilha de saber e discussão de perspectivas, que irão aliar a sabedoria milenar das tradições espirituais da humanidadeao que temos de mais avançado no campo da política e da tecnologia, em vista da paz comum no planeta.

Reconhecimento

Evento já tradicional da área, o Congresso da Soter tem obtido reconhecimento nacional e internacional. Prova desta repercussão são a tradução para o espanhol de anais de congressos anteriores e a constante presença de um membro da Diretoria nacional na vice-presidência da INSeCT (Rede Internacional de Sociedades católicas de Teologia, com sede jurídica na Alemanha).

Sobre a Soter

A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em julho de 1985 por um grupo de teólogos e cientistas da religião do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, seus objetivos são incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados da pesquisa; promover os serviços dos teólogos e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social; além de facilitar a comunicação e a cooperação entre os sócios e defender sua liberdade de pesquisa.

Comemorando 25 anos de fundação, a Sociedade inaugura sua nova sede, no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, no prédio 4 do Campus Coração Eucarísitico.

Outras informações e inscrições, aqui.