Você está em:

22ª edição do Grito dos Excluídos – 7 de setembro

A Igreja Católica realiza no Brasil a 22ª edição do Grito dos Excluídos, que terá como tema a “Vida em primeiro lugar” e o seguinte lema: “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”. A mobilização, com auge no dia 7 de Setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil, busca denunciar as várias formas de desigualdade que existem no país, apontando qual é o dever do Estado diante das exclusões.
 
O lema escolhido fundamenta-se em uma das falas do Papa Francisco, durante o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, na Bolívia, em julho de 2015. Na ocasião, Francisco falou da urgência em romper o silêncio e lutar por mudanças reais dentro do sistema capitalista, que não compreende o sentido do “cuidar da Casa Comum”. A organização do Grito dos Excluídos ocorre em diferentes arquidioceses e dioceses do Brasil, em parceria com  nstituições e movimentos sociais. 
 
O Grito dos Excluídos nasceu da necessidade de dar voz ao povo, às minorias e à população historicamente excluída. Desde 1995, o evento é um espaço para que movimentos sociais organizados se manifestem e cobrem direitos já assegurados na Constituição Federal. O Hino do Grito dos Excluídos 2016 e os subsídios destinados aos participantes estão disponíveis no site http://www.gritodosexcluidos.org/