Você está em:

21ª Conferência Mundial do Clima: PUC Minas promove atividades e debates

Por ocasião da 21ª Conferência Mundial do Clima (COP21), que será realizada em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro, a PUC Minas promove, neste mês, várias atividades para intensificar reflexões sobre o aquecimento global. O objetivo principal da COP21 é discutir um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases do efeito estufa, limitando o aquecimento global e o aumento da temperatura da Terra em dois graus Celsius até o ano 2100.
 
Confira as atividades preparadas nas unidades:
 
Barreiro
A Unidade Barreiro promove, de 23 a 26 de novembro, o evento Transformar para Viver, que contará com a exposição História das Embalagens, apresentação teatral e palestra, realizadas pela Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte; cines-debates, feitos pelos professores Fernando Placides, Leonardo Ayres e André Luís Gonçalves; reflexões com alunos e professores e distribuição de mudas ornamentais doadas pelo Parque Jacques Cousteau. As atividades ocorrem no auditório do prédio 5, às 10h.
 
De 23 a 27 de novembro, a população poderá entregar equipamentos eletroeletrônicos estragados e/ou sem uso, que serão coletados pela empresa E-mile.
 
Betim
De 14 a 28 de novembro, o projeto de extensão Retratos do Cotidiano em Saúde: a vigilância como elemento de desenvolvimento local promoverá atividades na Unidade Betim para divulgação, sensibilização e reflexão sobre a COP21 e as alterações climáticas e sustentabilidade.
 
Já no dia 19 de novembro, a Comissão de Sustentabilidade realiza, às 15h, no auditório, mesa-redonda com o tema Crise e Sustentabilidade. Para debater o tema, os convidados são os professores Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador do Curso de Administração e da Incubadora de Ideias, Anaximandro Lourenço Azevedo Feres, do Curso de Direito, e o ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho, que é engenheiro florestal. A mediação será feita pelo pró-reitor adjunto do campus, professor Eugêwwnio Batista Leite. Para os alunos do campus, a participação na atividade será validada como complementar, e as inscrições estão abertas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Além do debate, haverá, ainda, o plantio de mudas no estacionamento do campus.
 
Contagem
No dia 17 de novembro, o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima prosseguirá na promoção do plantio de mudas de árvores, em Contagem, com a participação de estudantes, dentro do programa de visitas A Escola vai ao TempoClima.
 
No dia 19 de novembro, das 13h30 às 15h, o Centro de Climatologia fará uma dinâmica de grupo e apresentação de trabalhos e ideias sustentáveis para idosos participantes do projeto de extensão Universidade Aberta ao Idoso (Unai), também no campus. Durante todo o mês de novembro, o Centro de Climatologia também está promovendo divulgação e sensibilização dos seguidores do Twitter PUC Minas TempoClima sobre os temas sustentabilidade, meio ambiente e COP21, por meio de mensagens temáticas na rede social.
 
No dia 26 de novembro, uma parceria da Secretaria de Comunicação da PUC Minas e do Centro de Climatologia oferecerá um curso gratuito, para jornalistas de veículos da imprensa, sobre a temática. O curso será das 8h30 às 13h, no campus Contagem. O objetivo é apresentar os conceitos e temas básicos da meteorologia, climatologia e sustentabilidade ambiental, de modo a proporcionar melhor entendimento das informações de tempo e clima divulgadas diariamente para a sociedade. Com essa iniciativa, espera-se também contribuir para uma comunicação mais eficaz entre jornalistas e meteorologistas.
 
Coração Eucarístico
Na sexta-feira, 13 de novembro, o Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg) promoveu, às 19h, na sala multimeios do prédio 14, da Unidade Coração Eucarístico, uma mesa-redonda com o tema Conferência de Paris 2015: mudanças climáticas, sustentabilidade e desenvolvimento humano, com a participação dos professores Paulo Henrique Cirino Araújo, do Departamento de Ciências Econômicas, Cláudio Bueno Guerra, do Departamento de Engenharia Metalúrgica, e Denise de Castro Pereira, do Departamento de Administração da PUC Minas.
 
Outro destaque na Universidade será a inauguração da Sementeira da PUC Minas: semeando o futuro e neutralizando o nosso CO2 agora,  dia 19 de novembro, às 15h. A proposta da Sementeira, como explica o chefe do Departamento de Ciências Biológicas, professor Miguel Ângelo Andrade, é ter, no espaço do Centro de Integração e Valorização Atividades Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas (Ceiva), localizado no prédio 37, campus Coração Eucarístico, um sistema de conservação e produção de espécies nativas e de fins paisagísticos. Esse sistema abrange a composteira (com material de poda do campus já destinado para o local e que tem gerado grande economia de aluguel de caçambas, além de poupar o aterro sanitário de Belo Horizonte), produção de mudas, com fins de uso pela PUC Minas, além de ser uma boa prática demonstrativa para fins de ensino em aulas e de educação ambiental para público interno e externo à Universidade. A Sementeira é uma iniciativa do projeto de extensão DCBio Sustentável, em parceria com a Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra), com apoio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o Centro de Atividades Botânicas de Ciências Biológicas (CAB) e a Sistêmica – Empresa Júnior de Ciências Biológicas e Geografia.
 
Haverá ainda a divulgação da temática COP21 – Alterações Climáticas e Sustentabilidade, no Mural do Departamento de Enfermagem, campus Coração Eucarístico, no prédio 25, de 16 a 30 de novembro.
 
Poços de Caldas
No campus Poços de Caldas, as ações começaram nos dias 12 e 13 de novembro, período de matrícula dos calouros. Na entrada do Prédio I, foi realizada exposição com fotos e frases que denunciam as consequências do aquecimento global. A exposição também vai mostrar as ações de sustentabilidade produzidas pelo campus.
 
Já no dia 28 de novembro, às 11h, o campus, em parceria com a Prefeitura Municipal, promove apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do município, em um dos mais belos pontos turísticos da cidade: a antiga Estação Ferroviária Mogyana (Fepasa). Durante o evento, serão doadas cerca de 500 mudas de plantas frutíferas nativas da região, cedidas pelas empresas Alcoa, Curimbaba e também pelo Horto Florestal. No mesmo evento, será exibido um vídeo com as ações de sustentabilidade do campus.
 
Pró-reitoria de Extensão
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) também está promovendo diversas atividades em ocasião da COP21. Uma delas é a apresentação do vídeo BioDrops/COP21 nas salas de aula dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).
 
No dia 27 de novembro, às 14h, a Proex promove também uma ação de extensão universitária no Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital. Diversas atividades serão realizadas, dentre elas: mesa de abertura sobre a COP21; exposição Mensageiros da Água; oficina lúdica sobre a conservação da água; oficina de confecção de um jardim suspenso e de pastas, a partir de banners usados, e oficina sobre alimentação saudável.