Você está em:

20/07 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:


Curso:

Preparação para o Mês da Bíblia

A partir do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” – Primeira Carta aos Tessalonicenses – e do lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (cf. 1Ts 2,8), o Serviço de Animação Bíblica (SAB), iniciativa das Irmãs Paulinas, realiza curso de preparação dedicado ao Mês da Bíblia – Setembro.

O curso é gratuito e será oferecido em duas oportunidades: 19 de agosto (sábado), das 9h30 às 12h30, e 24 de agosto (quinta-feira), das 13h30 às 17h30. Os participantes devem levar a própria Bíblia e o fascículo do Mês da Bíblia desenvolvido pelo SAB.

Informações e inscrições: (31)3269-3737 ou (31) 99108-9316 (WhatsApp)


Retiro:

Retiro da Piedade: dom Edson Oriolo orienta retiro espiritual

Com o tema O ver de Zaqueu e o olhar de Jesus: enxergar com os olhos da fé, dom Edson Oriolo orienta retiro espiritual no Retiro da Piedade, em Caeté, de 4 a 6 de agosto.

O Retiro da Piedade é um espaço especial para confraternização, retiros, reuniões e minicursos que fica aos pés do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em meio à natureza, entre as montanhas de Minas.

Mais informações e inscrições: (31) 98852-2233 / retirodapiedade@gmail.com.

Atividades gratuitas:

Tardes de Espiritualidade no Centro Loyola

O Centro Loyola realiza, todos os meses, os encontros “Tardes de Espiritualidade”, momentos de reflexão, partilha e meditação, seguidos de Celebração Eucarística. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Os encontros são sempre realizados aos sábados, das 15h às 18h.

O Centro Loyola é uma obra da Companhia de Jesus (Jesuítas) que promove cursos, ciclos de palestras, grupos de reflexão, rodas de conversa, nas áreas de teologia, filosofia, literatura e espiritualidade.
Veja abaixo a programação:

“Deus está a acontecer.” Lc 19, 1-10
26 de agosto

“No encontro inesperado do diverso.” Mc 7, 24-30
30 de setembro

“Quando a palavra se faz carne.” Jo 4, 5-26
28 de outubro

“Voltar por novos caminhos.” Mt 2, 1-12
25 de novembro

Mais informações: 3342-2847

 

Seminário:

Acordo Brasil-Santa Sé: inscrições abertas

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove o Seminário Acordo Brasil-Santa Sé, nos dias 29 e 30 de agosto, na PUC Minas Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O evento, que conta com o apoio da  Arquidiocese de Belo Horizonte, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista) e a Conferência dos Religiosos do Brasil, propõe estudos e reflexões sobre as questões tratadas no Acordo Brasil – Santa Sé, e irá reunir autoridades e especialistas da área jurídica, administrativa e eclesial. Entre os temas que serão abordados estão Memórias: CNBB e o Acordo Brasil – Santa Sé, Direito e Religião no Brasil, Imunidade Filantrópica no Acordo Brasil – Santa Sé; Personalidade Jurídica dos Entes Eclesiásticos e das Instituições Eclesiásticas no Brasil; A personalidade jurídica internacional da Santa Sé, entre outros.

Entre os conferencistas confirmados, está o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello; o Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Comissão Episcopal para Implementação do Acordo Brasil – Santa Sé; o jurista constitucionalista e escritor, Dr. Ives Gandra Martins; o secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Dr. Ângelo Oswaldo Araújo Santos; o advogado e assessor Jurídico-Civil da CNBB, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros; e a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (ES), Ana Paula Tauceda Branco.

O Seminário Acordo Brasil-Santa Sé é destinado a bispos, padres, religiosos(as), vigários gerais, advogados, canonistas, ecônomos, administradores, chanceleres, seminaristas, membros de associações e movimentos eclesiais, representantes de faculdades e escolas católicas, membros de casas religiosas, funcionários(as) de cúrias e entidades filantrópicas.

Programação aqui.

Inscrições até o dia 10 de agosto