Você está em:

1º Hallel Betim e DNJ 2016 são celebrados na Rensa

O primeiro Hallel Betim foi celebrado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) no domingo, 13 de novembro, junto com o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Região, no Parque de Exposições David Gonçalves Lara. O encontro teve como tema “Misericórdia”, e lema “Vinde a Mim todos vós que estais aflitos sob o fardo, e Eu vos aliviarei” (MT 11,28), em referência ao Ano da Misericórdia. Para o DNJ a temática trabalhada foi “Juventude e Nossa Casa Comum”. A atividade reuniu pastorais e movimentos que se dividiram para oferecer formações, debates, e apresentações culturais, além de bandas católicas.
 
A Missa de abertura do encontro foi celebrada por padre Glayson Dias, concelebrada por padre Lino Elias Guerra e pelo diácono Oscar Castro. Durante sua homilia, padre Glayson ressaltou que o Hallel é tempo oportuno para refletir sobre o protagonismo do jovem na sociedade e seu chamado a ser um evangelizador. “Precisamos ter pressa, até mais do que aquela pressa que nos pede as redes sociais. Mas, que essa pressa na evangelização não nos deixe míopes para enxergar o que é essencial”, ressaltou o celebrante. Após a liturgia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda programação do Hallel Betim e DNJ, no espaço onde a Missa foi celebrada.
 
Além da Capela, o Hallel Betim contou com outros nove espaços de evangelização: Palco Central, onde as bandas se apresentaram durante todo dia; Hallelzinho, com programação especial para crianças; Pastorais Sociais, onde os trabalhos sociais da Igreja foram tema de debates; Renovação Carismática Católica (RCC), com grupo de oração durante todo dia; Vocações, onde os participantes receberam orientações sobre o caminho vocacional; Santa Maria, com pregações sobre a vida da Mãe de Jesus; Arte e Fé, com oficinas de música, teatro e outras ações culturais; Encontro de Jovens com Cristo (EJC), onde foram promovidas dinâmicas e reflexões e Confissões, onde os participantes puderam receber atendimento de confissão individual e receberam orientações sobre o sacramento. 
 
No Palco Central se apresentaram a Banda Toque de Isaac, do Paraná; a cantora Fabrícia Carvalho; a Banda Trilhos do Céu, de Três Corações, no Sul de Minas e o Ministério de Música Nome Santo. Também no Palco Central a Comunidade Shalom apresentou o espetáculo teatral “O Canto das Írias”, que já foi apresentada em mais de 20 países e em vários estados brasileiros.
 
Um dos destaques da programação do Hallel Betim e DNJ da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida foi um momento de partilha no Módulo Pastorais Sociais, onde dois detentos relataram suas experiências com a Pastoral Carcerária. Um dos internos, que cumpre pena no Ceresp de Betim, e preferiu não ter o nome identificado, disse que o contato com o trabalho pastoral o ajuda a ter boas perspectivas para sua vida. “É muito gratificante ter o trabalho da Pastoral na no Ceresp Betim. Eles levam palavras de conforto e levantam nossa autoestima”, conta. Ao final de sua palestra, o detento ensinou os participantes do módulo a fazer origamis, um tipo de artesanato com papel que ele aprendeu nas oficinas da Pastoral Carcerária.
 
O vigário episcopal da Rensa, padre Jerzy Wydrych, celebrou a Missa que marcou o encerramento do Hallel Betim e DNJ, às 18h, em comunhão com padre Renato Magno e diácono Oscar Castro. Para padre Jerzy, o 1º Hallel Betim sinaliza que Juventude da Rensa está preparada para assumir os desafios na evangelização. Nesse contexto, ele destacou que os jovens devem se voltar para o cuidado com a Casa Comum, tema proposto pelo DNJ 2016 e também ressaltou a importância do Hallel, iniciativa missionária realizada em todo o Brasil e também em outros países.  “Esse primeiro Hallel foi apenas uma semente plantada na Arquidiocese de Belo Horizonte. Os testemunhos que ouvi hoje me deixam convicto de que a mensagem da Misericórdia alcançou muitos corações. Que em 2017 possamos nos encontrar novamente para celebrar com mais pessoas, mais pastorais e movimentos da nossa Igreja”, concluiu padre Wydrych.
 
Mais informações sobre o Hallel Betim no blog www.hallelbetim.wordpress.com. Fotos do evento disponíveis na página do Facebook facebookcom/hallelbetimoficial.