Você está em:

17º MiniONU reúne mil estudantes do ensino médio na PUC Minas

Maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina, a 17ª edição do MiniONU será realizada de quarta-feira a sábado, 12 a 15 de outubro, na Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas. Serão 906 alunos do ensino médio e cem professores de 57 escolas de Minas Gerais (capital e interior), São Paulo (capital e interior), Espírito Santo, Goiânia e São Luís (MA). Participarão também 207 alunos das graduações da PUC Minas em Relações Internacionais, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia. As inscrições dos estudantes do ensino médio foram realizadas previamente, em maio.
 
A conferência de abertura, com o tema Paixão e Conexão, será às 19h30, com Raquel Helen Santos Silva, que há dez anos representa a juventude brasileira em diversas plataformas internacionais. 
 
Realizado pelo Departamento de Relações Internacionais, em parceria com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia da PUC Minas. O MiniONU objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio, inserindo-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo o mundo, e aproximando-os dos desafios e dilemas vividos nas relações internacionais.
 
Os alunos de Relações Internacionais produzem os projetos dos comitês, que são ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional e podem ser no presente, passado ou no futuro. As negociações que acontecem no âmbito do comitê são conduzidas pelos diretores e assistentes, que são alunos da graduação e contam com os delegados, alunos do ensino médio. Estes simulam representações e são guiados pelo material disponibilizado pela comissão organizadora e preparado pelos alunos da graduação. Todo o trabalho acadêmico, logístico e administrativo é realizado para que os alunos do ensino médio possam ter uma experiência mais próxima do que são os organismos multilaterais internacionais.
 
Os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda desenvolvem um comitê de imprensa, no qual os alunos do ensino médio se tornam repórteres e realizam a cobertura do projeto em diversas mídias. Os acadêmicos de Psicologia fazem um acompanhamento psicológico de todos os participantes.
 
Serão simulados 19 comitês de temas variados, alguns em inglês, francês e espanhol: a crise de refugiados na Europa; a coalizão para o Oriente Médio e o Direito Humanitário; a iminência de uma terceira Guerra Mundial; a crise mundial de alimentos; direitos de grupos minoritários, políticas para uma convivência amigável e a segurança de sua identidade; a liberdade religiosa e seus limites; meios e formas de manter o espaço exterior para fins pacíficos; a situação do Saara Ocidental; empoderamento e igualdade de gênero e a relação com o desenvolvimento sustentável; o 11 de setembro e suas repercussões na segurança internacional; o Congresso de Viena (1814-1815, em francês); o incidente na Manchúria; o direito humanitário em conflitos armados; segunda Conferência Internacional sobre Nutrição; Aliados x Eixo (Operação Market Garden – 1944); tráfico de pessoas (em espanhol); Conferência de Bandung (1955, em inglês); conflito fronteiriço entre Venezuela e Colômbia (Unasul, 2016); e inovação e internacionalização da educação (Unesco, 2016).
 
Outras informações: (31) 3319-4527; ri.pucminas.br/minionu/index_atual.php; e e-mail minionu@pucminas.br.