Você está em:

13/07 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:


Apresentações Culturais:

Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia no Museu da PUC Minas

A Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia será a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund, na PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico, neste 16 de julho. A apresentação, gratuita e aberta ao público, será às 11h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40). A orquestra, fundada em 2012, é um projeto do Centro Cultural e Esportivo Betânia, uma obra social da Comunidade Missionária Villaregia, na Região Oeste de Belo Horizonte.

Seminários:

Acordo Brasil-Santa Sé: inscrições abertas

O Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove o Seminário Acordo Brasil-Santa Sé, nos dias 29 e 30 de agosto, na PUC Minas Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O evento, que conta com o apoio da  Arquidiocese de Belo Horizonte, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista) e a Conferência dos Religiosos do Brasil, propõe estudos e reflexões sobre as questões tratadas no Acordo Brasil – Santa Sé, e irá reunir autoridades e especialistas da área jurídica, administrativa e eclesial. Entre os temas que serão abordados estão Memórias: CNBB e o Acordo Brasil – Santa Sé, Direito e Religião no Brasil, Imunidade Filantrópica no Acordo Brasil – Santa Sé; Personalidade Jurídica dos Entes Eclesiásticos e das Instituições Eclesiásticas no Brasil; A personalidade jurídica internacional da Santa Sé, entre outros.

Entre os conferencistas confirmados, está o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello; o Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Comissão Episcopal para Implementação do Acordo Brasil – Santa Sé; o jurista constitucionalista e escritor, Dr. Ives Gandra Martins; o secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Dr. Ângelo Oswaldo Araújo Santos; o advogado e assessor Jurídico-Civil da CNBB, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros; e a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (ES), Ana Paula Tauceda Branco.

O Seminário Acordo Brasil-Santa Sé é destinado a bispos, padres, religiosos(as), vigários gerais, advogados, canonistas, ecônomos, administradores, chanceleres, seminaristas, membros de associações e movimentos eclesiais, representantes de faculdades e escolas católicas, membros de casas religiosas, funcionários(as) de cúrias e entidades filantrópicas.

Programação aqui.

Inscrições até o dia 10 de agosto


Congressos:

IV Congresso Nacional de Educação Católica: inscrições abertas

A Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e a PUC Minas promovem o IV Congresso Nacional de Educação Católica, de 19 a 21 de julho, em Belo Horizonte, com o tema “Educação Católica e os desafios do século XXI – Debater o presente”.

Durante o congresso serão realizadas atividades paralelas, como oficinas, fóruns de partilha de experiências, comunicações científicas e grupos de trabalho temáticos. A intenção é que o congresso seja construído de maneira horizontal, contando com a participação de todos os associados.

Programação completa e mais informações aqui.

 

Mostras Culturais:

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a mostra “O corpo é a casa”

A mostra apresenta uma série de trabalhos onde o artista Erwin Wurm discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Suas obras utilizam um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Esses elementos inanimados ganham vida orgânica. A partir do dia 19 de julho, com entrada gratuita.