05/10 – Informe Pastoral Presbiteral: informações sobre congressos, programação cultural e artística

O “Informe Pastoral Presbiteral”, destinado especialmente aos sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte, traz sempre novidades da agenda cultural, com informações sobre cursos estratégicos e gratuitos, além de programação artística.

Acompanhe abaixo as novidades:

Curso de Formação

Especialização Pastoral numa Igreja em saída

A Faculdade Jesuíta está com inscrições abertas para mais uma edição do curso “Especialização Pastoral numa Igreja em saída” , voltado para presbíteros, diáconos, religiosos(as) e leigos(as) que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas. O curso propõe novos horizontes para ação evangelizadora da Igreja, tendo como foco gerador do “novo” a coordenação de pastoral. Proporcionará o acesso a reflexões e conteúdos fundamentais para a pastoral no mundo contemporâneo. Além disso, destacará experiências pastorais significativas que já apontam caminhos novos para a Igreja hoje. Ao longo dos módulos o curso apresentará e analisará experiências pastorais significativas que já se constituem como caminhos novos para a Igreja hoje. Nesse sentido, o curso se tornará num verdadeiro “laboratório” onde se experimenta e se gera a “novidade pastoral”.

DATAS DOS MÓDULOS:
– Módulo I: 08 a 24 de janeiro de 2018
– Módulo II: 09 a 27 de julho de 2018
– Módulo III: 07 a 25 de janeiro de 2019

Inscrições: (31) 3115-7013 ou pelo e-mail pglatosensu@faculdadejesuita.edu.br

Clique aqui para mais informações.

Apresentação Musical

Ópera Porgy and Bess no Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado convida para a apresentação da Ópera Porgy and Bess, uma obra do compositor americano George Gershwin, com libreto de DuBose Heyward, e letras de Heyward e Ira Gershwin. As apresentações serão nos dias 21, 23, 25, 27 e 31 de outubro às 20h, e dia 29 (domingo) às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Com direção musical e regência do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas, e concepção e direção cênica de Fernando Bicudo, o elenco desta produção traz renomados solistas nacionais, com reconhecidas carreiras internacionais, e também artistas da nova geração. Para mais informações e ingressos, clique aqui.

Artes Plásticas

Exposição Aparecida 300 anos

O Centro Arte Popular Cemig recebe um acervo de 200 obras de artistas plásticos vindos de diversas regiões do país, todas evocando a figura de Nossa Senhora Aparecida, por meio da pintura, escultura, gravura, desenho, cerâmica, bordado, entre outras técnicas. Visite, a partir do dia 11 de outubro, até o dia 7 de janeiro de 2018. Veja abaixo mais informações:

Artes Visuais

Mostra “Ex Africa” no Centro Cultural Banco do Brasil

Maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, “Ex Africa” apresenta dezoito artistas da geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil. A eles se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por antigos escravos retornados à África. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis aqui.

Fé, esperança e caridade

O Serviço de Animação Bíblica da Livraria Paulinas convida para a palestra “Fé, esperança e caridade: a tríade paulina”, que será ministrada pela Dra. Filó no dia 18 de outubro. O evento é gratuito e aberto ao público. Veja abaixo mais informações:

Caminhada com Francisco: juntos pela Paz e pelo meio ambiente

Em meio às celebrações do Dia de São Francisco de Assis – patrono da natureza e dos animais – a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), a Caminhada com Francisco: juntos pela paz e pelo meio ambiente. Será no dia 8 de outubro, domingo, a partir das 9h, com concentração na Praça do Papa. Será realizada uma caminhada até o Parque da Serra do Curral, onde haverá momento de oração. Esta é a terceira edição da caminhada, que terá neste ano, como tema “A Mãe Terra grita contra o mal que provocamos”. Importante momento de partilha e de reflexão sobre o cuidado com a nossa Casa Comum. Confira a programação completa: