Você está em:

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense)

A constituição da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense) foi aprovada pelo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte em 1999, sendo a nova Região criada pelo Decreto 04/99, de 15 de setembro de 1999, pelo Cardeal D. Serafim Fernandes de Araújo, com a instalação solene do 1º Conselho de Pastoral Regional em 12 de agosto de 2000, estando presentes todos os Conselhos de Foranias, bem como grande número de padres e leigos. Sua criação se deu em decorrência de uma maior adequação da realidade pastoral da Arquidiocese, a partir das análises e estudos realizados no decorrer do Projeto Pastoral “Construir a Esperança”.

Constitui-se, atualmente, de 44 paróquias, do curato São Domingos, da Capela Curial Santo Expedito, Capela Especial Cristo Rei, Santuário e da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida organizados em seis foranias, caracterizando-se como uma Região totalmente urbana. Nela se encontram todos os seminários da Arquidiocese, as comunidades do propedêutico, da filosofia e da teologia, bem como seminários de outras dioceses e casas de formação de institutos religiosos. A Rense é enriquecida pela presença de 28 comunidades de vida religiosa feminina e masculina, de várias congregações. Conta com um bom número de colégios católicos e universidades, dentre as quais desponta a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, campus Coração Eucarístico). Destaca-se, assim, seu enorme potencial no campo da formação.

Momentos fortes para construir a identidade da Região têm sido as celebrações de Nossa Senhora da Esperança (sempre no mês de setembro), os encontros em nível regional e o estudo da proposta de transferência da Cúria para sede própria, em espaço localizado na Paróquia São João Bosco. No processo da IV APD foram percebidos alguns desafios pastorais para a Rense como uma pastoral em estado permanente de missão nas paróquias e foranias, a evangelização nas vilas e favelas, uma maior e melhor articulação do social e político, a evangelização dos jovens e uma formação continuada e adaptada às demandas da realidade atual.

CONTATO:

Rua Iraci Carneiro, 261, Bairro Caiçara

Belo Horizonte – CEP: 30770-25

Telefone: (31)3317-2885

E-mail: pascomrense@arquidiocesebh.org.br

Site: arquivo.arquidiocesebh.org.br/regiaorense