Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

O bispo auxiliar dom Otacílio Ferreira de Lacerda nasceu em Palma (MG), no dia 17 de novembro de 1960. É filho do casal João Ferreira de Lacerda e Nercilia de Almeida Lacerda. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo.  É formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, eme São Paulo, e Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Foi presidente do Projeto Missionário Norte 1 e Sul 1, da CNBB, assessor das pastorais Operária e da Juventude; superintendente da Cáritas Diocesana, representante dos presbíteros (2003 – 2010), e diretor espiritual dos seminaristas (2008 – 2015). Também foi membro do Conselho Presbiteral, vice-ecônomo e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guarulhos (SP).

A trajetória pastoral de dom Otacílio inclui a missão de vigário da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, e Santo Alberto Magno, na Diocese de Guarulhos (SP), entre 1988 e 1999. Entre os anos 2000 e 2002, foi pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ministro Andreazza (RO), e vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Presidente Médice (RO), durante o Projeto Missionário Norte 1 e Sul 2 da CNBB. Entre 2003 e 2006, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guarulhos. Na Paróquia Santo Antônio do Gopoúva, em Guarulhos, foi pároco, de 2006 a 2017.

Dom Otacílio foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 21 de dezembro de 2016, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 18 de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

MINISTÉRIO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

Dom Otacílio é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange 14 cidades da região metropolitana. Coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional. Está em permanente em contato com os padres, religiosos e comunidades de fiéis da Rensa para escuta, orientações e avaliações. Preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

A Rensa integra os municípios Piedade das Gerais, Crucilândia, Belo Vale, Moeda, Bonfim, Rio Manso, Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Ibirité, Betim, incluindo parte das cidades de Esmeraldas, Contagem e Belo Horizonte.

O BRASÃO DE ARMAS E SUA SIMBOLOGIA