Comissão Pastoral de Direitos Humanos

MAIS DE 30 ANOS DEDICADOS À DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

A Comissão Pastoral de Direitos Humanos (CPDH) da Arquidiocese de Belo Horizonteocupa posição de destaque entre as organizações de direitos humanos de Minas Gerais.

A Pastoral presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh) entre 2002 e 2009 e coordenou o Programa de Proteção e Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita/MG), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e com o Governo de Minas Gerais, de 2002 a 2008.

Sua equipe de coordenadores tem o auxílio de uma rede de voluntários e colaboradores que atuam em ações e políticas de proteção, reparação, defesa e promoção dos direitos humanos.

Os projetos da CPDH contemplam um público diversificado, prioritariamente da Arquidiocese de Belo Horizonte. Porém, a Pastoral colabora com outras instituições de direitos humanos de âmbito estadual, dentre elasa Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativae o Movimento Nacional de Direitos Humanos – regional Minas Gerais e do Fórum Mineiro de Direitos Humanos.

CONHEÇA AS ATIVIDADES E PROJETOS DA CPDH

Plantão jurídico

• Apoio a vítimas de violência em suas demandas por políticas de proteção e defesa de direitos e assistência jurídica na área de direitos humanos.

Atendimento familiar

•Amparo afamiliares de presos da RMBH em suas dificuldades.

Atendimento comunitário

• Ajuda e orientação às comunidades dos bairros Justinópolis e Piratininga.

Curso Educação Popular em Direitos Humanos

• Direcionado aos integrantes das pastorais sociais da Arquidiocese BH, estudantes, lideranças comunitárias.

Nossas parcerias

• Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE)
• Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Arquidiocese de Belo Horizonte

CONTATO: